A chegada da menopausa traz inúmeras mudanças no corpo da mulher, dentre elas temos os famosos fogachos, oscilações de humor e ausência de menstruação. Tudo isso é ocasionado através da diminuição dos hormônios produzidos nos nossos ovários.
A chegada da menopausa e a entrada da mulher no climatério são momentos muito emblemáticos na nossa vida. Nessa fase tudo muda e algumas mulheres relatam não conseguirem mais se reconhecer neste momento.
Porém, com a informação correta é possível passar pelo climatério e menopausa de maneira mais leve e saudável. Neste artigo eu te conto o que realmente a menopausa traz ao corpo.
O climatério
Esse momento da vida é compreendido como uma transição da fase reprodutiva para a fase não reprodutiva. Na realidade isso reflete a parada de produção hormonal pelos ovários.
E é durante o climatério que começamos a sentir sintomas como o aumento de peso, problemas relacionados à memória, ressecamento da pele, queda de cabelos, entre outros. Tudo isso devido ao declínio dos hormônios progesterona e estrogênio.
O climatério é dividido em três fases: pré-menopausa, menopausa natural e pós-menopausa. Nesse sentido, a menopausa em si corresponde a última menstruação pela qual a mulher passa.
O que a menopausa causa no corpo?
Além dos efeitos já conhecidos que citei acima, existem sintomas que a menopausa produz no corpo sobre os quais pouco falamos. Dentre eles está a nossa saúde óssea, articulatória e muscular.
- Efeitos da menopausa nas articulações, ossos e músculos:
O estradiol e a progesterona agem diretamente nos osteoclastos e osteoblastos, células do tecido ósseo, evitando a perda de massa e estimulando sua formação.
Porém, com a diminuição da produção hormonal, o cálcio não consegue mais se fixar nos ossos, e o que já está no osso tende a sair, assim ficamos suscetíveis à perda da massa óssea. O que pode nos levar a um quadro de osteoporose.
Além disso, o estradiol exerce funções relacionadas à saúde das nossas articulações, mantendo-as lubrificadas. Logo, a falta desse hormônio pode ser a causa de dores articulares devido a falta dessa lubrificação.
A diminuição dos hormônios estrogênio e progesterona também propicia a perda de massa muscular em detrimento do ganho de gordura, principalmente na região abdominal. E quando essa perda não é controlada é possível que a mulher desenvolva a sarcopenia. Esse quadro diminui a força do músculo, deixando os ossos ainda mais expostos.
- O ganho de peso
Associada à diminuição das funções musculares está o ganho de peso. Isso acontece porque a massa magra produz efeitos diretos no nosso metabolismo e emagrecimento.
O problema mais grave em relação ao ganho de peso é que essa gordura se transforma em gordura visceral e irá se acumular no fígado e entre as alças do intestino. O que ocasiona maiores riscos de doenças cardiovasculares.
É possível diminuir os efeitos da menopausa no corpo?
Os efeitos que a menopausa causa no corpo não são resultados apenas do climatério. O que eu quero dizer é que eles são combinados com os hábitos que você teve por uma vida inteira.
Por isso é muito importante manter uma vida saudável desde sempre e investir em novas estratégias com a chegada do climatério. Bem como buscar tratamentos que auxiliem na minimização desses efeitos.
Se você gostou deste artigo e quer entender mais sobre o que muda no seu corpo com a chegada da menopausa, clique no link abaixo para fazer o download do meu e-book gratuito sobre “Quais os efeitos da menopausa no corpo”.