No momento, você está visualizando Entendendo o ganho de peso na menopausa

Entendendo o ganho de peso na menopausa

Conforme os anos vão passando e nos aproximamos da menopausa, costumamos ter um olhar mais atento ao nosso próprio corpo e à mente. Nesse momento descobrimos aspectos sobre nós mesmos que podemos não gostar tanto assim. Um bom exemplo é o aumento da circunferência abdominal. 

Você sabia que o ganho de peso pode ter relação com a alteração hormonal causada pela menopausa? Para saber mais sobre o assunto, é só seguir a leitura desse artigo que preparei para você!

Qual a influência da menopausa sobre o aumento da gordura abdominal?

Além de representar o fim da vida reprodutiva da mulher, a menopausa condiz com com o período em que aparecem comorbidades e doenças cardiovasculares. Isso pode ocorrer devido ao acúmulo de tecido adiposo na região abdominal, principalmente a viscera, o que facilita a resistência à insulina. 

Assim como eu já expus para vocês em outros artigos, na menopausa os hormônios produzidos pelos ovários param de ser produzidos. Como resultado de estudos recentes que comprovam a relação entre o déficit de estrogênio e o aumento da gordura abdominal, temos aparecimento do maior risco de doenças cardiovasculares. A gordura visceral, o aumento de resistência à insulina e proteínas inflamatórias liberadas no sangue ajudam nesse processo.

Os ensaios clínicos com tratamento hormonal durante o período do climatério, pré e pós-menopausa, resultaram no impedimento do aumento de tecido adiposo central. Resumindo, fazer a terapia hormonal ajuda no controle do peso e mudanças na deposição de gordura no tronco e abdome. 

Nesse vídeo abaixo do meu canal do Youtube falo mais sobre o aumento abdominal na menopausa, então para saber um pouco mais, é só dar o play!  

O que fazer para diminuir a circunferência abdominal no climatério?

Os sintomas da menopausa afetam diretamente o nosso organismo, e além disso, também o nosso psicológico. Para diminuir os agravantes desses sintomas indico a terapia de reposição hormonal, mas para quem pode fazer.

Se você ainda tem dúvida sobre quem pode fazer a terapia de reposição hormonal, assista ao meu vídeo abaixo.

Certamente, não é somente a TRH que fará milagres e trará “A” grande mudança do dia para a noite. Além disso, esse tratamento demanda análises com sua médica especializada em ginecologia, climatério e menopausa. Ou seja, também é necessário adotar uma vida mais saudável, se tratando tanto na alimentação quanto em atividades físicas. Cuidar do estilo de vida é fundamental, acima de tudo. 

Em conclusão, digo para vocês, há maneiras de amenizar os sintomas da menopausa e levar uma vida mais leve.

No artigo do meu blog “Como melhorar a satisfação sexual na menopausa” eu apresento algumas atitudes que podem elevar a sua saúde sexual. Para acessá-lo é só clicar aqui.

Para você saber mais sobre as implicações da menopausa no seu corpo, baixe agora o meu E-book: QUAIS OS EFEITOS DA MENOPAUSA NO CORPO?

Basta que você clique no link abaixo.

 E-book: QUAIS OS EFEITOS DA MENOPAUSA NO CORPO?

Até a próxima,

Joele Lerípio