You are currently viewing Como melhorar a satisfação sexual na menopausa?

Como melhorar a satisfação sexual na menopausa?

Após a menopausa as mulheres se redescobrem no sexo. Afinal, as relações sexuais já não são mais como antes. 

Algumas condições podem afetar a saúde sexual da mulher e deixar o sexo menos confortável nesse período.

Neste artigo vou apresentar algumas técnicas que podem te ajudar a ter uma maior satisfação sexual no período do climatério e menopausa. 

Ficou interessada? Então é só seguir a leitura! 

Converse com a sua médica sobre o uso de medicamentos

Durante a menopausa, a mulher que busca acompanhamento médico pode receber diagnósticos variados de acordo com a sua situação. Existem fármacos que podem aliviar os sintomas da menopausa sentidos no sexo, como o ressecamento vaginal e as dores. São eles:

  • Terapia de reposição hormonal (TRH);
  • Fitoterápicos com efeito afrodisíaco como Long Jack, Tribulus Terrestris, Yam Mexicano;
  • Outros medicamentos para melhora de desequilíbrios, além dos hormônios. Como tratamento de ansiedade, depressão, etc…

Estes são apenas alguns dos medicamentos que podem te ajudar a ter mais prazer na hora H. Mas lembre-se, sempre consulte a sua médica para verificar se é necessário usar esse método ou então qual o mais indicado. Cada caso é um caso, e se tratando de fármacos, deve ser o menos prejudicial possível para o seu corpo.

Você ainda tem dúvida sobre quem pode fazer a terapia de reposição hormonal? No vídeo abaixo eu te explico não só quem pode, como quem deve fazer a TRH e os seus benefícios.

Enfim, como todas nós sabemos, há várias outras maneiras de amenizar os sintomas da menopausa. Acompanhe as minhas dicas abaixo! 

Procure deixar a região vaginal mais úmida

Hoje no mercado existem inúmeros lubrificantes para provar e ver o que funciona melhor para você!

 O uso de lubrificantes, tanto naturais quanto artificiais, é uma fácil solução para aliviar a secura vaginal e assim evitar o atrito durante a relação sexual. O lubrificante precisa ser na vagina e no pênis, nos dedos e nos brinquedos sexuais toda vez que forem utilizados. 

Em suma, você pode encontrar lubrificantes com alguns químicos que podem agravar o quadro de ressecamento e causar irritação e queimaduras, como: glicerina, parabenos, propilenoglicol, clorexidina e outros que tenham perfume, gosto e provocam o aquecimento ou resfriamento da região. O uso de vaselina e outros óleos minerais também devem ser evitados. Assim como podem causar irritações e infecções, eles degradam o material de preservativos, os deixando menos eficazes na proteção.

Os lubrificantes podem ser à base de água ou de silicone. Os que são à base de água tendem a ter que ser reaplicados durante o sexo, mas funcionam muito bem para a diminuição do atrito. Já os à base de silicone, duram mais que os outros, porém podem manchar os tecidos e prejudicar o material caso aplicado em brinquedos sexuais. 

Existe também a possibilidade de usar lubrificantes naturais, como o óleo de côco. Nesse meu Reels explico como fazer a aplicação do hidratante natural de óleo de côco e assim ter mais saúde na vida sexual.

Abuse das preliminares

As mulheres na fase do climatério e menopausa precisam encontrar fontes de estímulo que elevem o desejo e o sex appeal. Sabemos que nesse período a excitação pode ser mais difícil. Lembre sempre que o exercício físico é sempre uma excelente forma de aumento da testosterona.

Abusar das preliminares é uma ótima forma para isso. Curtir cada beijo, cada toque. Se quiser, introduza os brinquedos sexuais nessa etapa do sexo também. Como de início a penetração poderia ser dolorosa, estimular os grandes lábios e clitóris fará o sangue circular por aquela região e aumentar a excitação. 

Adote a terapia do assoalho pélvico

As terapias de assoalho pélvico ajudam em diversos fatores. São exercícios que trabalham os músculos que sustentam a bexiga e a vagina. Eles podem ser tanto para fortalecer e tensionar os músculos como para alongá-los. 

Uma técnica dessa terapia é o pompoarismo. Ele previne infecções na região íntima, diminui a incontinência urinária, fortalece os músculos do assoalho pélvico, aumenta a libido e proporciona maior prazer no sexo. 

Faça mais sexo!

O sexo ajuda na umidade e no fluxo sanguíneo da vagina. Então assim que o sexo se tornar mais prazeroso e menos incômodo, faça mais! 

E aí, gostou desse artigo e do Reels acima? Então acompanhe minhas redes sociais e fique por dentro de tudo que é ligado à saúde sexual da mulher, climatério e menopausa. É só clicar abaixo.

Instagram e Facebook.

Ah, se você curtiu o meu vídeo sobre TRH, aproveite também e se inscreva no meu canal do Youtube

Até a próxima,

Dra. Joele Leripio.