Vamos falar sobre um assunto de extrema importância: a nossa microbiota, ou seja, a flora e a fauna microscópica de uma região que existe dentro da nossa boca, vagina e intestino.
Imagine só: Você tem mais bactérias dentro do seu corpo do que células humanas.
Esses “inquilinos “embora “invisíveis”, são fundamentais para o nosso equilíbrio. Mas qualquer deslize nesse ecossistema pode causar doenças, as vezes graves.
Na gestação não é diferente! Durante este período a flora bacteriana passa por mudanças para se adaptar às demandas do corpo. Patologias tão comuns na gestação, como por exemplo a candidíase, provém de um desequilíbrio na flora vaginal.A parte do nosso corpo mais colonizada é de longe o intestino, com 70% do total das bactérias.
E, afinal, qual a função destes micro-organismos?
A primeira é a nutrição ‐ eles auxiliam na degradação de nutrientes e produzem substâncias, como as vitaminas, que nós não produzimos.
A segunda função é imunológica e a terceira é servir como defesa contra ataques de bactérias perigosas. Por isso mamãe, o uso de antibióticos sem indicação é, desde já, proibido! Eles matam bactérias inofensivas, abrindo espaço para que outras bactérias causem doenças.
A tão falada DISBIOSE é esse desequilíbrio e na gestação, pode levar a complicações e alterações no desenvolvimento do feto.
Muitos estudos estão em andamento sobre o tema mas, o que já sabemos, é que a disbiose intestinal pode levar a obesidade e predisposição a infecções de repetição através da transmissão vertical da microbiota da mãe ou dos produtos do seu metabolismo durante a gravidez, parto e lactação. Mais uma vez conhecer essas alterações mostram a importância do pre Natal multidisciplinar.
Na nossa clínica trabalho em conjunto com nutricionista e enfermeira obstétrica para que a paciente e o bebê sejam bem orientados e cuidados.
Pre Natal não é só fazer ecografia, pesar e medir a pressão.