Vitamina D

A vitamina D deixou de ser considerada uma vitamina, hoje descobriu-se que trata-se de um hormônio. É importante entender isso. A diferença entre vitaminas e minerais dos hormônios tem de ser entendida. Vitaminas e minerais se tivermos uma dieta saudável, equilibrada e uma boa absorção intestinal, dificilmente teremos carências. Já os hormônios são substâncias tão elaboradas e bioquimicamente complexas que não se absorve dos alimentos. Aqui começa o entendimento. Não se consegue dos alimentos testosterona, estradiol, hormônio de crescimento, não é?

Eles precisam ser produzidos no organismo, cada um de uma forma. A vitamina D se comporta assim. Ela começa a ser produzida no organismo através da pele a partir do colesterol (DEHIDROCOLESTEROL) mais a ação dos raios ultravioletas do sol, aí transforma-se em uma molécula pré vitamina D (COLECALCIFEROL) que vai para o fígado e transforma-se, em CALCIDIOL ou (25OH VIT D) que ainda não tem muita ação, esse vai pela corrente sanguínea até o rim e aí se transforma na forma ativa: 1,25 OH VITAMINA D.

Nesse processo agem no mínimo três enzimas. É muito elaborada a síntese. Esse mecanismo todo não acontece com as vitaminas e minerais, eles já entram prontos. Portanto não tem como ter vitamina D suficiente no corpo para as mais de 100 reações químicas que ela participa sem exposição solar.

Sol das 10 as 15 horas, por 15 a 20 minutos, sem roupa e sem protetor solar. Se você fizer isso todos os dias não precisa suplementar VITAMINA D (na forma de colecalciferol), caso não faça isso, deve estar faltando.

O que acontece com a falta dela? Bom, tanta coisa que será outro post.