Vou dar uma explicação de fácil entendimento, pois aqui o objetivo é passar a informação e ajudar quem quer cuidar da saúde. DISBIOSE nada mais é que uma desregulação das bactérias do intestino. As malvadas ficam em número maior que as boazinhas. Mas não é tão simples. Isso é grave e atrapalha muito a saúde.
Ao diminuir as bactérias que cuidam do intestino temos:
- uma diminuição de produção de vitaminas ( Vit K e folato são exemplos),
- diminuição na produção de neurotransmissores (a serotonina não se forma, altera muito o humor, já pensou isso quando a mulher já está sem os hormônios, entrando na menopausa!? Fica pior do que já é.)
- aumento na permeabilidade pois as bactérias ruins fazem “buracos” na parede do intestino e isso faz com que substâncias que deveriam sair com as fezes sejam reabsorvidas (aí pioram alergias, doenças autoimunes como artrite reumatoide, lúpus, psoríase),
- diminuição da absorção dos alimentos (não aproveita o que de bom ingere). A pessoa tem gazes, inchaço, enxaqueca, cansaço , queda de cabelo, GANHO DE PESO ( disbiose pode predispor à obesidade) e muito mais.
As principais causas são o stress pelo aumento do ácido que mata as boazinhas, comidas com conservantes e agrotóxicos ( quanto mais dura a comida na prateleira, menos dura quem come ela!!!) uso de antibióticos, poucas fibras, abuso de álcool e cigarro, e ele o AÇÚCAR… TEMOS DE DIMINUIR, NÃO TEM JEITO. Tratamento é longo e exige disciplina: mudanças alimentares, uso de fibras ( prebióticos ) e recolocação das bactérias boas (probióticos). Vale muito a pena, o resultado é nítido para quem vem sofrendo com tudo isso. Não tem idade para ter disbiose e nem para tratar.
Mas uma coisa é certa…em um corpo que está envelhecendo os estragos são maiores pois a capacidade de recuperação é menor que no jovem.
Então vamos lá!