Quer você esteja preparada ou não, a menopausa é um fato da vida de qualquer mulher. E duas das queixas mais comuns nesse período são as ondas de calor e suores noturnos. Por isso, os tratamentos para o alívio dos calorões na menopausa são tão buscados.
Este sintoma desconfortável afeta aproximadamente três quartos de todas as mulheres na perimenopausa (o período antes da menopausa real). Depois que a mulher chega à menopausa, ela pode continuar a ter ondas de calor por 6 meses a 5 anos e, em algumas mulheres, pode durar 10 anos ou até mais.
O que são os calorões na menopausa?
Os calorões da menopausa são uma sensação de calor intenso, que podem aparecer repentinamente. Além disso, você pode experimentar:
- formigamento em seus dedos
- seu coração batendo mais rápido que o normal
- sua pele mais quente
- seu rosto ficando vermelho ou corado
- suor, especialmente na parte superior do corpo
Essas ondas de calor costumam surgir repentinamente, mas a duração de cada uma delas varia. Alguns calorões passam após alguns segundos, enquanto outros pode durar mais de 10 minutos. Em média, as ondas de calor duram cerca de quatro minutos.
A frequência também varia. Algumas mulheres têm algumas ondas de calor por semana, enquanto outras podem ter várias durante uma hora. Dependendo de onde você está na perimenopausa, isso pode mudar. Existem vários tratamentos e mudanças no estilo de vida que podem ajudar a diminuir os sintomas e a frequência das ondas de calor.
Tratamentos para o alívio dos calorões na menopausa
A terapia de reposição hormonal (TRH) é uma opção de tratamentos para o alívio dos calorões na menopausa, em especial para mulheres cujas ondas de calor são debilitantes e afetam muito a qualidade de vida.
Os suplementos de estrogênio nivelam a quantidade do hormônio no corpo da mulher, reduzindo a incidência e a gravidade das ondas de calor e suores noturnos. O estrogênio geralmente é administrado com progesterona para reduzir o risco de desenvolver câncer de endométrio.
Tratamentos não hormonais
Descobriu-se que outros medicamentos ajudam as mulheres cujas ondas de calor e suores noturnos são difíceis de controlar. Embora não tenham sido desenvolvidos diretamente para esse propósito, algumas mulheres os consideram eficazes. Converse com seu médico para escolher se esses medicamentos podem ser apropriados para você e sua situação.
A gabapentina e a pregabalina, geralmente administradas para dores ou convulsões, oferecem alívio para algumas mulheres. Os antidepressivos venlafaxina, fluoxetina e paroxetina também se mostraram eficazes no tratamento das ondas de calor.
Mudanças de estilo de vida
As escolhas de estilo de vida podem ter um impacto tão grande em seu corpo quanto qualquer medicamento ou suplemento que você tome. Ter um estilo de vida saudável pode reduzir a incidência e a gravidade das ondas de calor e ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e osteoporose.
Esteja ciente das seguintes maneiras de melhorar sua saúde:
- Faça uma dieta bem balanceada
- Faça exercícios regularmente
- Pare de fumar e fique longe do fumo passivo
Assim como não há duas mulheres iguais, também são as maneiras como seus corpos reagirão ao tratamento para ondas de calor. Por isso, algo que pode funcionar com uma mulher, pode não ter o mesmo resultado com outra.
O importante é procurar tratamentos para o alívio dos calorões na menopausa quando sentir que eles estão prejudicando sua qualidade de vida. Lembre-se sempre que este é um período normal para qualquer mulher, e que estamos aqui para lhe ajudar sempre que necessário!
Até nosso próximo post!
Dra. Joele Leripio!