Testosterona

Testosterona é um hormônio essencial para as mulheres, pode agir como ela própria ou sendo transformada em estradiol que é o hormônio “feminino”.
Nas mulheres ela é fabricada pelos ovários (50%) e pelas adrenais (50%). Estradiol e Progesterona são os dois hormônios femininos mais importantes na saúde da mulher. A maior parte da testosterona , no corpo feminino, será transformada em Estradiol. Na mulher menopausada, o normal é que o primeiro hormônio a deixar de ser produzido pelos ovários seja a Progesterona, depois o Estradiol e o último será a Testosterona. Nas mulheres na menopausa, os dois primeiros hormônios a serem repostos serão o Estradiol e a Progesterona. Não há de se ter pressa para repor a Testosterona. Tenho pacientes que já usam Estradiol e Progesterona há anos e não necessitam testosterona, e em outras já é necessário o uso dela no inicio do tratamento.
O que estou mostrando é que não existe uma forma universal de reposição hormonal feminina, cada caso tem de ser estudado do ponto de vista clínico e laboratorial e a reposição é totalmente INDIVIDUALIZADA.
Sempre que vamos pensar em Terapia hormonal feminina, temos que levar em conta também os níveis de SHBG (a proteína ligadora de hormônios sexuais). A maior parte do Estradiol e Testosterona circulam ligados a SHBG. Enquanto estão ligados a essa proteína os hormônios apenas circulam, mas não têm a capacidade de exercer qualquer efeito fisiológico FICAM INATIVOS. Aliás, isso é válido para qualquer hormônio em nosso organismo, os hormônios só desempenham suas, funções, na forma livre. Isso só reforça a necessidade de ampla avaliação antes de simplesmente sair usando hormônios. Essa é a diferença do tratamento que ajuda e dá certo do “tratamento” que faz mal.

A terapia hormonal na menopausa quando bem indicada só tem a acrescentar na qualidade de vida e envelhecimento saudável da mulher.