O maior medo que temos com a terapia hormonal da menopausa é o câncer de mama. Trouxe aqui um resumo do que tenho de orientação cientifica segundo algumas das mais importantes entidades de menopausa e climatério: SOBRAC (Sociedade Brasileira de Climatério), IMS (International Menopause Society) e a NAMS (The North American Menopause Society).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1. Os riscos ABSOLUTOS são baixos e podem ser o resultado de viés associados a estudos observacionais. (Para ter uma ideia a obesidade por si só é um risco 5 vezes MAIOR de desenvolver câncer de mama que o uso de hormônios).
2. Risco potencial de câncer de mama é um componente na análise de risco x benefício para análise individual. Incluir efeitos sobre sintomas, saúde óssea e cardiovascular (por exemplo, para ajudar a entender: A fratura de fêmur acarreta um mortalidade altíssima por complicações decorrentes dela. Então se a mulher tem um risco muito grande de fratura e risco moderado de câncer de mama, estaria justificado o uso da TH).
3. O risco de câncer de mama associado ao uso da TH é pequeno, com incidência anual de menos de 1 caso por 1.000 mulheres (após individualizar o tratamento e excluídas as pacientes de risco).
4. NÃO HÁ INFORMAÇÃO DE IMPACTO DAS ATUAIS PRÁTICAS RECOMENDADAS PARA TH NO RISCO DE CÂNCER DE MAMA. (Lembrar que as primeiras terapias hormonais eram feitas com produtos diferentes dos que hoje utilizamos e não existia a individualização de riscos!!!)