Continuação do post do Dr Pedro Portugal sobre andropausa. “…associado a queda gradativa da produção hormonal de testosterona temos questões relevantes como o estresse crônico, a presença de um padrão inflamatório sistêmico, também crônico, gerado por hábitos de vida e alimentação inadequados. No envelhecimento hormonal além da diminuição da testosterona podemos ter uma diminuição na atividade da glândula tireoide que acelera o processo da andropausa. Essas alterações hormonais são muitas vezes a ponta de um iceberg onde as doenças vão ficando escondidas até que se tornem irreversíveis ou muitas vezes fatais. A avaliação da necessidade de tratamento hormonal associada ao controle dos fatores inflamatórios (diabete, hipertensão, obesidade, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo…) representam a base da medicina preventiva de envelhecimento saudável.
Busca-se o equilíbrio e a plena forma do organismo. Entram nesse contexto de cuidados a terapia hormonal de reposição, com hormônios naturais , não anabolizantes, suplementação de micronutrientes e outros elementos e oligoelementos naturais, a promoção de hábitos saudáveis de vida como alimentação saudável e atividade física regular.
A avaliação sempre é individualizada e varia com o caso de cada paciente. É uma busca da reestruturação harmônica da fisiologia humana.”
O Dr Pedro é medico cardiologista pós graduando em longevidade saudável e atende uma vez no mês os pacientes masculinos no meu consultório.
Vamos cuidar da saúde de seu marido?