Muito se ouve falar da Osteoporose, mas você já ouviu falar de Sarcopenia e Osteopenia? Sabe o que significa cada uma delas? Fique atento!
⠀
A Osteopenia é a perda precoce de densidade óssea que torna os ossos mais fracos. Por isso, se não for tratada de forma adequada, a Osteopenia pode virar Osteoporose, que é um problema mais grave no qual os ossos estão muito fracos e podem partir com pequenas pancadas.
⠀
Osteopenia não é uma doença. É uma condição pré-clínica que sugere a perda gradual de massa óssea que pode levar à Osteoporose, esta, sim, uma doença, que compromete a resistência dos ossos e aumenta o risco de fraturas no fêmur, pulsos e coluna vertebral.
⠀
E a Sarcopenia? Essa já não está ligada aos ossos, mas sim aos músculos. Refere-se à perda degenerativa da massa muscular esquelética e da coordenação, geralmente como resultado do processo de envelhecimento.
Está enganado quem acha que músculos só servem para aumentar a autoestima diante do espelho. Sem eles, o corpo de qualquer ser humano acaba ruindo. E por trás da perda de massa e força muscular se esconde uma condição que pode incidir sobre todo mundo e, se não for contida, reduzir a expectativa e a qualidade de vida.
⠀
A perda de massa muscular e óssea que acompanha o avançar da idade está mais ligada à longevidade e à qualidade de vida do que se imagina.
⠀
Por isso adote hábitos saudáveis e estimule o seu corpo de forma adequada!
Essa é a melhor maneira de retardar estes sintomas e assim promover uma melhora significativa na sua qualidade de vida.
Fonte: Vivet