Muitas mulheres sofrem com a síndrome dos ovários policísticos e não sabem qual a relação dela com a menopausa.
Afinal essa é a síndrome hormonal mais comum entre as mulheres.
E você já ouviu falar da SOP? Continue a leitura para saber o que é e qual a relação com a menopausa.
O que é SOP?
A síndrome de ovários policísticos (SOP) é uma doença crônica que ocasiona alterações hormonais. Se caracteriza por irregularidades menstruais e sintomas relacionados ao aumento dos androgênios(hormônios masculinos), como a testosterona.
Isso acaba causando a tendência de ter acne, queda de cabelo, oleosidade da pele e distribuição maior de pelos no corpo.
Também tem como característica o aumento de resistência insulínica, portanto as mulheres com SOP frequentemente têm obesidade.
Continue a leitura para saber a relação dessa síndrome com a menopausa.
Relação entre SOP e menopausa
Muitas pessoas acham que como a SOP é relacionada aos ovários, e durante a menopausa eles param de funcionar, que com isso a síndrome sumiria também, mas não é o que acontece. Muito pelo contrário, com a chegada do climatério e da menopausa tende a ter uma piora nos sintomas da SOP.
Como já sabemos, o aumento de gordura corporal é um sintoma comum no climatério, porém as mulheres que têm SOP geralmente entram em média, 2 anos mais tarde na menopausa, e essa transição acaba gerando uma piora no ganho de peso. E isso acontece justamente por causa da resistência à insulina que elas já trazem por causa da síndrome.
Além disso, outro sintoma que piora na menopausa é o aumento dos pelos. Isso porque a testosterona normalmente durante a vida é produzida nos ovários, na gordura e nas glândulas adrenais, e como os ovários param de funcionar durante o climatério, temos uma conversão maior de testosterona na gordura.
Leia também: Como prevenir a perda de massa magra na menopausa ?
Sendo assim, a mulher que tem SOP produz uma quantidade maior de testosterona do que as mulheres que não tem.
Então todos os sintomas relacionados à síndrome, como a queda de cabelo e a resistência à insulina, tendem a piorar.
Portanto, os cuidados com a saúde devem começar muito antes da menopausa. Para garantir uma qualidade de vida nesse período, é fundamental ter um estilo saudável antes mesmo do climatério.
Leia também: Quando entrarei na menopausa?
Espero que esse artigo tenha lhe ajudado. E não se esqueça de me seguir no Instagram, Facebook e canal do Youtube para receber mais conteúdos ligados à saúde sexual da mulher, climatério e menopausa.
Até a próxima,
Joele Lerípio.