Uma das chaves para entender o envelhecimento é entender os telômeros. Em 1997 a descoberta deles provocou profunda modificações na visão tradicional de envelhecer. Telômeros são uma sequência de DNA localizada na extremidade dos cromossomos, e essa sequência é controlada por uma enzima chamada telomerase. Após cada divisão celular há um encurtamento dos telômeros, até que chega o dia em que ele desaparece e a célula perde a capacidade de divisão e morre, esse processo pode ser acelerado por vários hábitos tóxicos.
O envelhecimento pode ser com saúde e vivermos mais tempo na vida sem doenças, ou podemos encurtar o tempo de vida e o tempo de saúde na vida. Envelhecer é inexorável, mas viver doente é opcional na maioria das vezes.
O foco do meu trabalho é saúde, cuidar dela, aprender a preservá-la e proporcionar à paciente informações e cuidados para aproveitar a vida até o fim. Vejo que as vezes o que falta são informações, entender o processo de envelhecimento.
Uma dica de leitura fácil, interessante e com conteúdo científico para aprender mais sobre esse assunto é o livro da Dra Elizabeth Blackburn, ganhadora do Nobel de medicina em 2009 pela descoberta dos telômeros, nele a Dra separa o Healthspan (anos de vida com saúde) do Diseases Pan (anos de vida doente). Ao longo do livro ela vai ensinando isso.