Até os 30 anos nosso corpo é considerado jovem, a capacidade de recuperação frente aos danos e excessos do dia a dia está a todo vapor, somos anabólicos, construímos saúde.
Então até aí é cuidar da máquina para os anos que estão por vir.
A partir dos 30/35 anos, varia de acordo com a pessoa, essa capacidade de recuperação vai diminuindo e entramos na fase catabólica, gastamos mais que temos de capacidade de recuperação. Para nós mulheres isso se intensifica com a chegada da menopausa.
Então quando começar a tratar o envelhecimento?
O quanto antes, de acordo com a idade e individualidade. Para chegar bem aos 40 quem está nos 30. Para fazer a transição da vida pré e pós menopausa com mais disposição e saúde para quem está nos 40.
E para quem já passou pela menopausa e não teve a oportunidade de se preparar e tratar, existe muito a fazer que ajuda a amenizar os problemas já instalados.
Mas lembrando sempre que nada funciona sem comprometimento da paciente com sua saúde, e que os cuidados diários com alimentação, exercícios e sono estarão incluídos na terapia para longevidade, antigamente chamada de Anti-Aging.