No momento, você está visualizando Qual a relação da vitamina D com os níveis de estradiol no organismo?

Qual a relação da vitamina D com os níveis de estradiol no organismo?

A Vitamina D é uma velha conhecida. Todos nós sabemos o quanto ela é importante. Mas você sabe qual a relação da vitamina D com os níveis de estradiol no organismo?


O estradiol pode não ser tão conhecido quanto a vitamina D, mas é igualmente importante. Neste texto, vou te explicar qual a relação entre essas duas substâncias.


Assim, você ficará ainda mais atenta e só vai melhorar a sua saúde. Confira:


Qual a relação da vitamina D com os níveis de estradiol no organismo?


A deficiência de vitamina D pode trazer sérios prejuízos à nossa saúde, especialmente se você está no período do climatério. 


A verdade é que esse déficit, além da saúde óssea e imunidade, está relacionado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e renais por estar associado com diabetes, obesidade e hipertensão.


Mulheres na menopausa têm aumento de risco de desenvolver esse tipo de doença pela falta do estradiol. Mas o que é o estradiol?


O que é o estradiol? 


Esse é um hormônio produzido principalmente nas células granulosas dos tecidos ovarianos. Isso acontece por ação de um outro hormônio produzido na hipófise, chamado hormônio folículo estimulante.


A função do estradiol é provocar o espessamento da cavidade uterina. Isso é, a formação do endométrio preparando o útero para receber um óvulo fecundado.


E quando o óvulo não é fecundado? Aí o endométrio é renovado dando origem a menstruação.


Além, da função de preparação do útero, o estradiol também tem ação anabolizante no corpo feminino.


Esse efeito é responsável por repor e restaurar estruturas importantes como:


  • Massa muscular;

  • Massa óssea;

  • Pele;

  • Colágeno;


Com isso, a deficiência do estradiol natural terá impactos relevantes na vida da mulher, caso seja negligenciada.


Estradiol também está relacionado ao humor 


O estradiol está muito relacionado ao humor tanto do ponto de vista de irritabilidade quanto aos níveis de depressão. 


Mas porque isso acontece?


Para entender é preciso lembrar que somos um todo. Não dependemos apenas de um hormônio, mas da interação de vários deles. 


O estradiol e a progesterona no climatério baixam a níveis de praticamente desaparecer do nosso corpo. 


A progesterona é responsável principalmente por nos deixar mais tranquilos e tranquilos. O estradiol é um hormônio excitatório. 


Isso significa que esse é um hormônio que nos deixa mais felizes, mais alegre. Ele está relacionado com substâncias como a serotonina. 


Com o climatério, esses dois hormônios flutuam muito. Uma das coisas que acontece com a baixa da progesterona é a baixa qualidade do sono. 


E quando não dormimos bem, há o aumento de outro hormônio chamado cortisol. Esse também age negativamente na ação do estradiol. 


Ou seja, um hormônio vai se alterando e elevando o outro e vai elevando o funcionamento do cérebro. Com isso, há maior chance de desenvolver a depressão. 


Muitos estudos comprovam a eficácia e efetividade da terapia de reposição hormonal com estradiol, no tratamento de sintomas depressivos.


Além disso, já se observou que é possível diminuir a dose ou retirar completamente medicamentos antidepressivos pelo simples fato de se recolocar esse hormônio que é tão importante para produção e utilização dos neurotransmissores pelo cérebro. 


E como fazemos para manter os níveis de vitamina D adequados?


Um banho de sol entre 10 e 15 horas (de manhã cedo e a tardinha não adianta) pode ser 15 minutos se sua pele for clarinha e meia hora se for mais escura. 


Além disso, minha dica é consumir alimentos como: 


  • Atum;

  • Sardinha;

  • Salmão;

  • Bife de fígado;

  • Cogumelos,


Vale lembrar que a quantidade pela alimentação é muito restrita. A suplementação, nos dias de hoje, pela pouca exposição solar das pessoas, acaba sendo necessária na maioria das vezes. 


Seu check up dos níveis de vitaminas está em dia? Vitamina D ok? Entre em contato comigo e vamos conversar!