O câncer é um crescimento anormal de células (geralmente derivadas de uma única célula anormal).
Muitos fatores genéticos e ambientais podem aumentar o risco de desenvolvimento de câncer na mulher após os 40 anos.
Porém, nem todas as pessoas que são expostas aos carcinógenos ou que têm outros fatores de risco desenvolvem câncer.
Você sabia que a possibilidade de uma mulher apresentar câncer de mama durante a vida é de 12,5%? Isso quer dizer que uma em cada oito mulheres desenvolverá a doença ao longo de suas vidas
Confira os 3 maiores fatores que aumentam o risco de câncer na mulher.
Obesidade
Um estudo recente publicado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) mostrou que o Brasil terá 29 mil casos de câncer relacionados à obesidade em 2025.
A obesidade contribui, inclusive, para maior prevalência de câncer de mama! A doença também implica em maior dificuldade no tratamento.
É importante destacar que a obesidade é uma doença, e não uma condição. Então é possível mudar esse quadro, muitas vezes, com a adoção de um estilo de vida saudável.
Incluindo alimentação equilibrada e prática diária de atividades físicas.
Em alguns casos, pode ser necessário tratamentos com medicação ou cirurgia, mas de uma forma ou de outra, a obesidade não é uma situação na qual você precisa de conformar.
Acredite, vale a pena procurar ajuda!
Tabagismo
Talvez você não saiba, mas o tabagismo é responsável pro 30% dos casos de câncer (não só de pulmão) diagnosticados no mundo.
Os fumantes passivos apresentam riscos menor, mas estão sujeitos aos mesmos tipos de câncer.
De todas as medidas que são faladas para diminuir o risco de câncer, parar de fumar é considerada de longe a medida isolada de maior impacto.
Dieta e estilo de vida
As substâncias consumidas na dieta podem sim aumentar o risco do desenvolvimento de câncer.
Como por exemplo, uma dieta com alto teor de gorduras insaturadas, e a obesidade em si, foram relacionadas a maior risco de câncer de cólon e mama.
Quanto maior a idade, maior também é o risco isolado para o desenvolvimento do câncer de mama!
Não pense muito e comece a fazer o que está mais ao seu alcance, como mudar seu estilo de vida praticando exercícios físicos, aderindo a uma reeducação alimentar e gerenciamento do estresse ( sob orientação de profissionais capacitados).
É importante também falar um pouco sobre o câncer de colo de útero
O HPV (Papiloma Vírus Humano) está presente em mais de 95 % dos câncer de colo de útero.
Existem muitos tipos de HPV, mas um grupo dele, o grupo chamado de alto risco, está envolvido na formação desse tipo de tumor.
É um pré requisito para ter o câncer. Não significa que toda mulher com HPV de alto risco terá o câncer, mas é um alerta para ela ter mais cuidado pois se encaixa em grupo de risco.
O teste de HPV é indicado a partir dos 30 anos. Se negativo se deve repetir a cada 5 anos. Se positivo essa mulher já saberá que o seu Papanicolau deverá ser anual.
Realize um acompanhamento médico
Quando começar com um tratamento para o envelhecimento e diminuir as chances do câncer?
De acordo com a idade e individualidade. Para chegar bem aos 40 quem está nos 30. Para fazer a transição da vida pré e pós menopausa com mais disposição e saúde para quem está nos 40.
E não se esqueça: além de hábitos de vida, envelhecer bem também depende de fatores genéticos e hormonais!
Clique aqui e garanta mais qualidade de vida!
Até breve,
Dra. Joele Lerípio