Os médicos sempre falam que a endometriose melhora depois da menopausa. Mas você sabe o por quê?
A endometriose é a existência de tecido igual ao endométrio (pele de dentro do útero que, quando não engravida, descama na menstruação), em locais do corpo que não seja na cavidade uterina. Os locais mais frequentes são nas proximidades do útero, pelve, ovários, peritônio. Mas pode ser encontrado em vários outros sítios.
Os focos de endometriose podem ser grandes, a ponto de criarem enormes cistos, chamados endometriomas, como podem se parecer com pequenas manchas. Esses focos respondem aos nossos hormônios, no ciclo menstrual, como o próprio endométrio. Eles proliferam na primeira fase e, no período da menstruação, podem “menstruar” e sangrar, com isso causam acúmulo de sangue e inflamação nas áreas em que o foco está.
Na menopausa não produzimos mais os hormônios, não menstruamos mais, e esses focos param de receber o estímulo para crescer e sangrar. É por causa disso que a endometriose melhora depois da menopausa. E por isso também que muitos tratamentos feitos para os casos mais graves, são com total bloqueio hormonal para simular uma menopausa.