Um dos sintomas que mais preocupam as mulheres ao entrar na menopausa é a perda de massa magra.
Com as alterações de hormônios como a progesterona e o estrogênio nessa etapa da vida, ocorrem muitas mudanças no corpo.
Desse modo, essas mudanças hormonais no climatério afetam todos sistemas do corpo como, as funções do cérebro, maiores riscos cardiovasculares e também altera a massa magra: ossos e músculos.
Continue a leitura para saber como ocorre essa perda de massa magra.
A perda de massa magra na menopausa
Com a falta do estrogênio durante a menopausa é praticamente inevitável a diminuição da densidade óssea e a perda de massa muscular, isso porque ele tem um papel importante em regular o metabolismo nesses dois tecidos.
A falta do estímulo do estradiol também contribui para que haja um maior acúmulo de gordura no corpo.
O estradiol também age dentro das células, na mitocôndria, que é a nossa usina de energia, assim fazendo com que a energia gasta diminua em torno de 30% quando ele não está mais sendo produzido no corpo.
Como os músculos começam a diminuir pela falta do estímulo hormonal e com isso o gasto energético cai, esse ganho de gordura se deposita principalmente na região abdominal. Há um prejuízo tanto à saúde metabólica quanto para a autoestima da mulher.
Incrivelmente não será necessariamente notado um aumento de peso na balança, às vezes somente na proporção de gordura e músculo no corpo.
Leia também: Entendendo o ganho de peso na menopausa
Veja abaixo como prevenir a perda da massa magra.
Como prevenir a perda de massa magra na menopausa ?
Há sim formas de evitar esse acúmulo de gordura e perda de massa muscular, portanto se você estiver passando por esse período, fique atenta.
- Modulação hormonal
A terapia de reposição hormonal tanto com hormônios isomoleculares quanto à modulação com fitoestrogênios podem ajudar a minimizar o aumento do tecido adiposo central.
Então se você está pensando em fazer a terapia de reposição hormonal, busque um médico ginecologista especialista em menopausa para lhe orientar a respeito.
Clique aqui para informações sobre consultas comigo.
Leia também: 5 alimentos ricos em fitoestrogênios
- Atividade física
Incluir atividade física no seu dia a dia é fundamental para se ter uma qualidade de vida, diminuir o acúmulo de gordura e estimular o ganho de massa magra.
- Alimentação saudável
Outro fator importante para a manutenção da massa magra é uma alimentação que supra com as necessidades do seu corpo.
Portanto, busque um especialista para que faça um acompanhamento e planejamento alimentar adequado.
A combinação da atividade física com alimentação saudável, podendo ou não incluir a reposição hormonal, pode ser sua aliada para prevenção da perda da massa magra na menopausa e no combate à obesidade e à sarcopenia.
Se você gostou desse artigo e quiser receber mais conteúdos como esse me acompanhe nas redes sociais, me siga no Instagram, Facebook e Youtube.
Até a próxima,
Joele Lerípio.