Outubro Rosa: Alimentação e exercícios são determinantes na prevenção

Vamos falar de um assunto SUPER sério e importante, que este mês está sendo bastante discutido, graças à campanha anual de Outubro Rosa: o câncer de mama.

Como mulher e profissional de saúde darei algumas dicas e falarei um pouquinho sobre o tema, porém, sempre pendendo para minha área de atuação e a forma como ela pode auxiliar na prevenção da doença.

Segundo o INCA, graças a multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento do câncer de mama, torna-se difícil haver uma “receita” preventiva. No entanto, a alimentação e nutrição inadequadas são classificadas como a segunda maior causa de câncer que pode ser prevenida. A reeducação alimentar e a adoção de um programa de exercícios podem reduzir os riscos de desenvolver algum tipo de câncer ou até mesmo diminuir o risco da doença se espalhar.

Ingerir menos gorduras, principalmente animal; diminuir gradativamente o açúcar e o sal; adicionar ao menos cinco porções por dia de verduras, legumes e frutas; e ingerir grãos (pães e cereais) e feijão; são dicas valiosas. Isso porque frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm nutrientes (vitaminas, fibras e outros compostos) que auxiliam as defesas naturais do corpo a destruir os carcinógenos antes que eles causem sérios danos às células.
Além disso, a prática de exercício moderado, pelo menos três vezes por semana, pode fazer toda diferença na sua saúde e bem estar. Exercícios aeróbicos além de queimar calorias, também podem ajudar a diminuir a ansiedade e fadiga durante o tratamento do câncer.

Vale lembrar que a mudança nos hábitos alimentares ajuda não só a reduzir os riscos de desenvolvimento de um câncer, mas também contribui para a prevenção de várias outras doenças.

Fonte: Dra Patrícia Moll