Um novo estudo indica que você não pode ser obeso e saudável.
Uma nova pesquisa mostrou que mesmo as mulheres que se enquadram na categoria de “obesidade metabolicamente saudável” podem desenvolver doenças cardiovasculares em um período de 20 anos.
Embora “obesidade saudável” soe como um paradoxo, é um termo real usado no mundo da medicina.
Uma pessoa obesa metabolicamente saudável pode não ter outras complicações associadas à obesidade, como hipertensão ou diabetes. Embora o seu IMC (maior que 30 kg / m²) possa ser alto, a pessoa ainda está saudável.
Um novo estudo realizado nos EUA acompanhou a saúde de mais de 90.000 enfermeiras entre 30 e 55 anos. Eles foram divididos em grupos com base em sua categoria de IMC e fatores de risco metabólicos, como diabetes tipo 2, PA alta e colesterol alto. O estudo foi seguido por 30 anos entre 1980 e 2010, em que os participantes receberam questionários a cada dois anos para atualizar seu IMC e outros estados de saúde. O relatório final, publicado na revista The Lancet Diabetes & Endocrinology, diz que durante os anos de acompanhamento, a maioria das mulheres que eram inicialmente obesas metabolicamente saudáveis, (84%) se converteram na categoria insalubre em 20 anos. Eles também dizem que este grupo teve um risco 39% maior de desenvolver doenças cardiovasculares.
Vale lembrar que, embora você não tenha níveis elevados de pressão arterial ou diabetes, a obesidade em si pode levar a muitas complicações, como inflamação dos vasos sanguíneos no corpo e levar a doenças cardiovasculares.
Especialistas salientam que as mulheres são naturalmente protegidas pelo estrogênio e têm mais níveis de lipoproteína de alta densidade ou o bom colesterol em seu sistema, o que seria uma vantagem evolutiva. Mas na menopausa o estrogênio diminui e a proteção é perdida.
As mulheres que fumam e as que têm diabetes têm um risco ainda maior de desenvolver doenças cardiovasculares, já que essas duas podem reduzir os níveis de estrogênio no corpo, reduzindo a proteção.
https://goo.gl/DYquMf