A modulação natural causa curiosidade em muitas mulheres ao entrar no climatério, a fase da vida em que começam a ocorrer alterações hormonais que vão levar à menopausa.
Neste artigo falo sobre as alterações que ocorrem no corpo durante a menopausa e o que é a modulação hormonal natural. Leia até o final para entender melhor sobre o assunto!
Alterações na menopausa
A menopausa é a última menstruação, e na fase na qual ela acontece, ocorrem alterações em todos os sistemas do nosso corpo.
No sistema nervoso central, pode fazer com que a mulher fique não apenas mais esquecida e irritada, como com sintomas de depressão e insônia.
Além disso, ocorrem alterações físicas como o aumento do depósito de gordura abdominal e perda da massa magra que inclui músculos e ossos.
Leia também: Quando entrarei na menopausa?
E como podemos melhorar esses sintomas? Continue a leitura para saber mais.
Reposição hormonal natural
Hoje se sabe que a terapia de reposição hormonal com hormônios isomoleculares vai melhorar a qualidade e expectativa de vida nessa fase da mulher.
Contudo, algumas mulheres não podem, ou não querem optar pela terapia de reposição hormonal, e preferem o uso de substâncias naturais para essa reposição.
Sendo assim, é possível fazer uma modulação hormonal natural através de fitoterápicos, que são as chamadas plantas medicinais.
O uso de alguns desses fitoterápicos podem ajudar em sintomas do climatério e menopausa como a manutenção da qualidade do sono, na parte urogenital, com o ressecamento e a baixa lubrificação da vagina, e também ajudam a melhorar a saúde da parte óssea e muscular.
Dessa forma, somando todos eles, conseguimos fazer a modulação hormonal mesmo sem hormônios.
Mas vale ressaltar que não teremos todos os mesmos efeitos no corpo que a terapia de reposição hormonal com hormônios isomoleculares.
Leia também: Câncer de mama e a terapia de reposição hormonal: o que você deve saber?
Mas quais fitoterápicos são esses? Veja abaixo.
Fitoterápicos na menopausa
Para melhorar a libido e a recuperação de massa muscular, eu gosto muito de trabalhar com a maca peruana, o feno grego e long jack.
Já para a parte urogenital, os que mais trabalho são a cimicifuga e o trifolium pratense.
Além disso, é interessante fazer a modulação intestinal com o uso de ômega-3, e pró e pré bióticos, para ajudar na recuperação da saúde intestinal.
Mas para termos uma melhor resposta com fitoterápicos, essa mulher precisa optar por um estilo de vida saudável.
Isso inclui, um descanso adequado, exercícios físicos de preferência resistidos, e no mínimo 150 minutos por semana. Assim como uma boa alimentação minimizando ao máximo o açúcar, farinhas brancas e produtos industrializados.
E se você quiser saber mais sobre climatério e menopausa e os efeitos que esse período traz para o nosso corpo, clique aqui e baixe gratuitamente o meu E-book: QUAIS OS EFEITOS DA MENOPAUSA NO CORPO?
Quais os efeitos da menopausa no corpo?
Até a próxima,
Joele Lerípio.