O padrão de acordar durante as horas de sol e dormir à noite quando está escuro é uma parte natural da vida humana. Essa regulação em nosso organismo é feita pelo poder da melatonina, que estudos também têm mostrado ser um importante aliado contra o câncer.
Esse hormônio é de fundamental importância para nosso organismo e sua produção ocorre naturalmente. Porém, em alguns casos, o médico pode indicar sua suplementação. Para que você entenda melhor o que é a melatonina, e como ela atua em nosso organismo, confira esse artigo que preparei para você!
O que é melatonina?
A melatonina é um hormônio que seu corpo produz naturalmente. É produzido pela glândula pineal no cérebro, mas também é encontrado em outras áreas, como os olhos, medula óssea e intestino.
Geralmente é chamado de “hormônio do sono”, pois níveis elevados podem ajudá-lo a adormecer.
No entanto, a melatonina em si não o derrubará. Ele simplesmente permite que seu corpo saiba que é noite para que você possa relaxar e adormecer mais facilmente.
Leia também: Fique atenta aos fatores de risco dos cânceres de ovário e de mama
Os suplementos de melatonina são populares entre as pessoas com insônia e sono leve. A melatonina também é um poderoso antioxidante, que pode fornecer uma variedade de outros benefícios.
Na verdade, pode ajudar:
- Melhorar apoiar a saúde dos olhos
- Tratar úlceras estomacais e azia
- Aliviar os sintomas de zumbido
- Aumentar os níveis de hormônio do crescimento em homens
Como funciona?
A melatonina atua junto com o ritmo circadiano do seu corpo. Em termos simples, o ritmo circadiano é o relógio interno do seu corpo. Ele permite que você saiba quando é hora de:
- dormir
- despertar
- comer
A melatonina também ajuda a regular a temperatura do corpo, a pressão arterial e os níveis de alguns hormônios. Os níveis de melatonina começam a subir em seu corpo quando está escuro lá fora, sinalizando para seu corpo que é hora de dormir.
Ele também se liga a receptores no corpo e pode ajudá-lo a relaxar. Por exemplo, a melatonina se liga a receptores no cérebro para ajudar a reduzir a atividade nervosa.
Leia também: 10 hábitos saudáveis para mulheres que querem envelhecer bem
Pode reduzir os níveis de dopamina, um hormônio que ajuda você a ficar acordado. Também está envolvido em alguns aspectos do ciclo dia-noite de seus olhos.
O poder da melatonina contra o câncer
O poder da melatonina a favor do sono já é conhecida há anos. No entanto, estudos clínicos recentemente estão mostrando um efeito sinérgico da melatonina e da quimioterapia (usada para o tratamento do câncer).
Em humanos saudáveis, o nível de melatonina presente em seu corpo fica entre uma faixa constante, dependendo da hora do dia. No entanto, em pacientes com câncer, esta faixa foi reduzida, razão pela qual os suplementos de melatonina podem ser extremamente úteis quando combinados com a quimio/radioterapia correta e o tipo certo de câncer.
Em uma meta-análise de mais de 2.754 artigos e estudos feitos sobre o assunto, pesquisadores da Universidade Qingdao, na China, listaram 20 estudos clínicos randomizados para avaliar a eficácia da melatonina na terapia do câncer.
Os dados abrangeram entre 1992 e 2014. Envolveu vários tipos de tumor, incluindo:
- 13 estudos de câncer de pulmão
- 11 tumores do sistema digestivo
- 7 estudos de câncer de mama
- 2 estudos de câncer de próstata, câncer de rim e melanoma
- 1 estudo de câncer de cabeça e pescoço e glioma
As intervenções nesses estudos foram a melatonina administrada principalmente na dose de 20mg/dia por via oral, à noite, combinada com quimioterapia ou radioterapia como grupo experimental e quimioterapia isolada sem melatonina como grupo controle.
Nesta meta-análise, os autores descobriram que o grupo de melatonina teve melhorias nas taxas de remissão do tumor e também uma taxa de sobrevida global significativamente aumentada de 27,98%, em comparação com o grupo de controle de 14,46%.
Além disso, eles também observaram menores efeitos colaterais da quimioterapia, como neurotoxicidade, no grupo da melatonina em comparação ao grupo controle.
Importância para o nosso organismo
Como foi possível observar, a melatonina é essencial para que tenhamos um sono tranquilo e revigorante. E contra o câncer, os estudos sugerem que ela pode ser uma importante aliada no tratamento e na recuperação.
Sua suplementação pode ser indicada pelo médico, que será avaliar as quantidades ideais para o seu organismo. Lembrando sempre que a automedicação pode ser um erro, e quantidades excessivas de melatonina podem ter efeitos colaterais negativos.
Portanto, o poder da melatonina contra o câncer e a favor do sono é algo real, e que sua regulação no organismo pode fazer toda a diferença na sua qualidade de vida.
Até mais!
Dra Joele Leripio