Como falei no post anterior vou falar sobre os tipos de DIU (dispositivos intra uterino) que existem disponíveis para uso no Brasil.
Como existe diferença no tamanho e formato das cavidades uterinas, lugar onde fica o DIU, é preciso que também existam tamanhos e formas diferentes. Existem os com formato em “T” no qual se encaixam o T de cobre e o DIU MIrena. Há também o formato em “Y” para úteros menores, onde o representante é o DIU de prata e por último temos o DIU em formato de ferradura, chamado Comfort.
Os DIUs de cobre, prata e o comfort tem Cobre na sua estrutura. Inclusive o de prata é uma liga metálica de pra com cobre. O mecanismo de ação é pela ionização. Os íons de cobre são tóxicos para os espermatozoides o que causa sua morte e também provocam uma reação dentro do útero que atrapalha a movimentação deles. O DIU Mirena possui na sua haste um reservatório do hormônio Levonorgestrel , uma progestágeno ( não é a mesma coisa que progesterona natural) que vai sendo liberado um pouquinho a cada dia. Esse hormônio causa uma atrofia na cavidade uterina, a mucosa vaginal fica mais espessa e na grande maioria das mulheres causa anovulação.
Como dá para perceber a escolha do DIU depende de uma boa conversa com o ginecologista e das características de cada paciente.