Menopausa: Como você quer lidar com ela?

Com a menopausa, há uma significativa piora na qualidade de vida das mulheres que atingem fase da vida.
Sem sombra de dúvidas que uma das principais consequências negativas se refere ao ganho de peso corporal. 
A falta dos hormônios femininos também ocasiona alteração na composição corporal, isto é, há um desproporcional aumento da gordura intra-visceral. Essa gordura visceral preocupa bastante, pois ela tem íntima relação com o desenvolvimento da inflamação sub-clínica, que por sua vez, aumenta os riscos do desenvolvimento de doenças como: diabetes, doenças coronarianas, AVC, hipertensão, determinados tipos de câncer e doenças neurodegenerativas.

Outras consequências da menopausa são a perda de massa muscular e óssea. Tanto a perda de massa muscular, óssea, e o ganho de massa gorda estão intimamente relacionados com a queda dos níveis de Estradiol. (Hormônio feminino)
.

Sabemos que o Estradiol desempenha fundamental papel no equilíbrio energético na mulher, pois está intimamente relacionado com o metabolismo de carboidratos e lipídios.

Essas mulheres quando fazem a reposição hormonal, usando principalmente, o Estradiol transdérmico tendem a ganhar massa muscular e atenuam, de forma significativa, o ganho de gordura, especialmente, a visceral.
 Quando além da reposição hormonal, elas adotam a prática de exercícios físicos de forma regular e tem os adequados cuidados alimentares os resultados são extremamente positivos a nível de massa óssea, muscular e tecido adiposo.
Quanto a reposição de testosterona nas mulheres menopausadas, algumas irão se beneficiar, enquanto que outras não. Dependerá da avaliação individual de cada mulher que deve ser feita por médico especialista em manejo hormonal.