A meditação está cada vez mais estabelecida como ferramenta para melhora da qualidade e expectativa de vida. Fiz um resumo de alguns benefícios de meditar, me baseei em um texto organizado pela Monja Coen. Além dos benefícios poderia citar outros motivos, mas ficaria muito grande o post. (Já vou ter de fazer dois só dos benefícios). Vou me ater a longevidade.
Reduz estresse pois diminui adrenalina, cortisol e outros hormônios relacionados a ansiedade e melhora as endorfinas (prazer). Meditar relaxa mais que dormir (baseado no consumo de O2 cerebral).
Concentração: Há um estímulo das áreas relacionas a atenção. Em imagens de scanners cerebrais as áreas se apresentam mais densas em quem medita, principalmente no lobo frontal. E quanto maior o número de conexões cerebrais também vemos diminuição das doenças mentais.
- Coração Saudável: A associação americana do coração concluiu que quem medita tem risco 40% menor de infarto. Isso também tem a ver com a diminuição dos hormônios do estresse. A meditação funcionou como uma medicação preventiva.
Continua próximo post.