O climatério é uma fase muito marcante na vida da mulher, na qual ocorrem alterações que podem trazer diversos incômodos. E a busca por maneiras naturais de equilibrar os hormônios passa a ser a realidade para quem quer aliviar sintomas como ondas de calor, insônia, irritabilidade, ganho de peso, entre outros.

A abordagem natural vem como uma alternativa à terapia de reposição hormonal (TRH), seja por preferência pessoal ou por condições de saúde que contraindicam a TRH. Além disso, muitas mulheres, mesmo fazendo a reposição hormonal, apostam em plantas medicinais e fitoterápicos para ter um resultado ainda melhor.

Há excelentes opções naturais e que podem fazer muita diferença durante o seu climatério. Confira algumas delas neste artigo. Boa leitura!

Cúrcuma: antioxidante e aliada natural

Uma das alternativas muito indicadas para a saúde em geral é a cúrcuma. Mas o que muitas mulheres não sabem é que ela também pode ser uma grande aliada durante o climatério. Ela é considerada um fitoestrógeno fraco, mas apresenta ações antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana e anticâncer.

Para deixar mais claro, fitoestrógenos são substâncias que possuem compostos que imitam o estrogênio. E isso é muito importante para equilibrar esse hormônio e, consequentemente, minimizar os sintomas do período em que acontece a menopausa.

Principais efeitos da cúrcuma

Essa opção traz grandes vantagens para o corpo feminino. Entre seus principais benefícios, podemos destacar:

Além disso, essa planta oferece outros benefícios, por exemplo, evitando infecções vaginais, devido a suas propriedades antimicrobianas, e regulando a imunidade com sua ação imunomoduladora. Outro ponto positivo é que ela ajuda a aumentar os níveis de neurotransmissores e, consequentemente, controlar a ansiedade.

Para maximizar seus benefícios, a cúrcuma pode ser consumida em suplementos, de preferência junto com pimenta preta para melhorar sua absorção.

Erva-doce: um importante fitoestrógeno

A erva-doce é outra planta medicinal que está entre as maneiras naturais de equilibrar os hormônios. Há muito tempo, ela já é utilizada para aliviar sintomas menstruais, digestivos e também relacionados à menopausa.

Por sua ação como fitoestrógeno, ela tem propriedades parecidas com o hormônio estrogênio. Isso se dá devido ao anetol e aos flavonoides, que são compostos presentes na erva e que possuem efeitos estrogênicos, contribuindo para uma modulação hormonal de forma natural.

Principais efeitos da erva-doce

Se você quer aliviar os sintomas incômodos do climatério, essa opção pode ser uma grande aliada. Confira alguns de seus benefícios:

Ela pode ser consumida em forma de chá, cápsulas ou óleos essenciais, trazendo grandes mudanças nessa fase cheia de desafios.

A cúrcuma e a erva-doce são maneiras naturais de equilibrar os hormônios que podem ser combinadas ou utilizadas de forma isolada. Tudo dependerá das necessidades e preferências de cada mulher. No entanto, é sempre recomendável consultar um médico ou nutricionista antes de iniciar qualquer novo suplemento para garantir a segurança e a eficácia do tratamento.

Quer acompanhar todas as novidades e conhecer mais formas de aliviar os sintomas do climatério? Acompanhe meus perfis nas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube.