Próximo à menopausa, mais de 1/3 das mulheres começam a ter problemas com o sono.
O mais frequente é a insônia chamada de MANUTENÇÃO. A pessoa pega no sono mas depois de 3 a 4 horas ela acorda e não consegue voltar a dormir.
A melatonina diminuída nessa fase é a principal causa dessa alteração. Essa insônia acaba levando à um desgaste, mudanças de humor e cansaço no decorrer do dia.
Como melhorar isso sem remédios? Com medidas chamadas de HIGIENE do SONO. Que nada mais são que mudanças em alguns hábitos antes de dormir, que irão melhorar a qualidade do sono. Evite café, chimarrão, chocolate ou qualquer alimento estimulante após as 17:00. Use o quarto apenas para dormir ou namorar, evite ficar vendo TV na cama. Uso de aparelhos eletrônicos diminuem a produção de melatonina por causa da luz. Evite usá-los por pelo menos 2 horas antes de deitar. Um bom livro seria mais indicado. Os exercícios a noite para algumas pessoas podem agitar, tente conhecer seu biorritmo, e se exercite pelo menos 5 horas antes, se você percebe que fica mais ligada após os exercícios. O quarto deve estar bem escuro e de preferência livre de ruídos. O estresse também atrapalha, começar a praticar técnicas de relaxamento pode ser de grande valia. Meditar por 5 minutos já acalma e tranquiliza a mente. Ingerir chás calmantes no inicio da noite também é uma medida que irá ajudar a pegar no sono e manter-lo por mais tempo.
Dicas: MULUNGU (Esse é meu preferido), camomila, melissa, erva cidreira ou até um mix deles.
E o seu sono, como está?