Infecção Urinária – Prevenção e Tratamento

PREVENÇÃO E TRATAMENTO NATURAL DA INFECÇÃO URINÁRIA

O tratamento padrão preconizado para as Infecções do Trato Urinário (ITUs) é o uso de antibióticos que matam as bactérias indiscriminadamente. 

O que vemos, portanto, é uma crescente incidência de resistência bacteriana e de infecções recorrentes, que justifica a necessidade de alternativas terapêuticas e preventivas diferenciadas. Adicionalmente, a crescente prevalência de Escherichia coli, que é resistente a agentes antimicrobianos, estimulou o interesse em novos métodos não antibióticos para a prevenção de ITUs.

Os avanços em biologia celular e molecular melhoraram a nossa compreensão da associação bactéria-hospedeiro, trazendo a importante descoberta do uso de probióticos e de dois compostos padronizados que são encontrados no fruto do cranberry: o carboidrato D-manose (bloqueio das fímbrias tipo I) e as proantocianidinas (PACs) tipo A (bloqueio das fímbrias tipo II).

Esses dois compostos associados atuam indiretamente de maneira antimicrobiana, impedindo o surgimento de infecções urinárias. São muito importantes, sem matar uma única bactéria, assim, beneficiando a saúde de muitas mulheres, crianças, gestantes e idosos – populações já muito suscetíveis.

FONTE: POLETTI, Clarissa.