Esse texto é um alerta sobre uso indiscriminado de anticoncepcionais hormonais. Importante deixar claro que nos últimos anos mudei meu modo de ver e prescrever a anticoncepção. Quanto mais se agrega conhecimento mais podemos ter senso crítico sobre um assunto. Cada vez mais defendo a anticoncepção segura e não hormonal. O uso prolongados dos hormônios anticoncepcionais (são todos sintéticos) aumenta riscos de câncer de mama, tromboses, alguns afetam muito a massa óssea, sarcopenia, terminam com a libido, entre vários outros malefícios.
Hoje existem variados modelos de DIU que podem ser usados com toda segurança mesmo em quem nunca gestou. O DIU de prata hoje é meu queridinho. A prata agregou segurança ao cobre, diminuiu o tamanho do dispositivo além de ter um efeito antimicrobiano: Uma excelente opção não hormonal. As meninas começam a usar hormônios anticoncepcionais em média com 15 anos, e não irão usar por 6 meses, usam uma vida! Começam e não questionam o que aquilo faz com a saúde delas.
A pior indicação ao meu ver: Tratar a pele! Diane 35, Selene então… Quase surto. Proibido em muitos países e aqui se dá para adolescentes. Por favor, pele se trata com remédios para pele e modulação intestinal bem feita. Tem meninas que usam que nem atividade sexual iniciaram. É um crime ao meu ver. E as mulheres com mais de 40… crime hediondo. Os riscos triplicam, fora o que atrapalha na parte sexual.
Trabalho com ginecologia e longevidade, prevenção é tudo.
Pense nisso… pra ti, para as filhas, para quem nos importamos.