No momento, você está visualizando Como usar fitoterápicos para reduzir calorões na menopausa

Como usar fitoterápicos para reduzir calorões na menopausa

Você já ouviu falar no uso de fitoterápicos para reduzir calorões na menopausa? Essa é uma estratégia que vem sendo adotada por muitas mulheres, principalmente por aquelas que desejam recorrer a um tratamento mais natural. Diversos sintomas podem ser aliviados por meio dessa abordagem, mas, para isso, é importante fazer escolhas bem orientadas.

Se você quer entender mais sobre o assunto e saber quais são as alternativas mais eficazes, esse artigo vai ajudar. Entenda como é o efeito dos fitoterápicos, as opções interessantes para os fogachos e como adotar um estilo de vida que favoreça resultados mais eficazes.

Como os fitoterápicos auxiliam a mulher climatérica

Os fitoterápicos são as chamadas plantas medicinais, que podem ser incorporadas no dia a dia para trazer diversos benefícios à saúde. Diversas plantas, frutas, ervas e vegetais podem ser utilizados com esse objetivo.

Na menopausa, os mais usados são os ricos em fitoestrogênios, que contêm ações similares ao estrogênio no corpo, suavizando os desconfortos causados pela falta desse hormônio. Dessa maneira, ocorre uma modulação hormonal natural, reduzindo os incômodos e melhorando a qualidade de vida da mulher.

Quais são os fitoterápicos para reduzir calorões na menopausa

Há muitas opções naturais que auxiliam nos vários sintomas do climatério, porém, cada uma delas pode trazer efeitos sobre determinada condição. Confira algumas alternativas excelentes para os fogachos.

Cimicifuga racemosa

Essa planta medicinal tem um efeito muito positivo em diversos sintomas que acometem a mulher nesse período, especialmente nos calorões. Ela promove o equilíbrio hormonal com ação anti-inflamatória e hipotensora. Seus efeitos colaterais são mínimos, mas pode causar diarreia se a dose estiver alta.

Amora miura

É um dos mais conhecidos fitoterápicos para reduzir calorões na menopausa. O chá da folha da amora já é utilizado há muitos anos para trazer esse alívio, no entanto, seu uso na forma de extrato padronizado tem trazido ótimos resultados no quadro geral dos sintomas. Ela ajuda não somente nos calores, mas também no sono, na libido, na ansiedade e outros incômodos.

Erva-doce

A erva-doce, além de ser conhecida por seu efeito calmante e digestivo, também traz benefícios para mulheres na menopausa. Estudos mostram que ela pode ajudar a reduzir as ondas de calor e também a secura vaginal. Outra vantagem é que, geralmente, a erva-doce não causa efeitos colaterais graves, tornando-se uma opção segura para muitas mulheres.

Fitoterápicos aliados ao estilo de vida saudável

O uso dos fitoterápicos para reduzir calorões na menopausa é uma escolha muito interessante, mas o ajuste do estilo de vida é fundamental. Por isso, é importante ter uma dieta equilibrada, que é a base para a saúde digestiva, intestinal e geral da mulher, e priorizar a prática de atividade física para manter o bom funcionamento do corpo.

Outra questão necessária é não negligenciar o consumo de água, pois é fundamental para manter a hidratação e contribuir para o bem-estar. Frutas ricas em água, como melancia, melão e abacaxi, também podem colaborar, especialmente nos dias mais quentes.

Cuide da sua saúde e faça escolhas certas! Agora que você já conhece mais sobre o uso de fitoterápicos para reduzir calorões na menopausa, que tal ficar por dentro de outros assuntos tão importantes quanto esse? Assine a minha newsletter e receba semanalmente minhas orientações.