No momento, você está visualizando Tratamentos fitoterápicos para o climatério

Tratamentos fitoterápicos para o climatério

O climatério é uma fase natural da vida da mulher, marcando a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo. Ele se inicia a partir dos 35 aos 40 anos de idade, englobando a menopausa. Essa é uma transição fisiológica que traz consigo diversos sintomas, como os fogachos e as alterações de humor.

Muitas vezes, esse período está associado também à tristeza, sofrimento e envelhecimento, o que pode ser muito prejudicial para a autoestima de qualquer mulher. Porém, com o auxílio de tratamentos, é possível fortalecer a saúde, melhorar o bem-estar e alcançar mais qualidade de vida.

Nesse sentido, os fitoterápicos para o climatério são excelentes alternativas, contribuindo de forma natural com o alívio dos sintomas. Continue a leitura e entenda mais sobre seus benefícios e melhores alternativas.

A importância dos fitoterápicos para o climatério

Esse é um período de grandes transformações ocasionadas pelas alterações hormonais, que impactam todos os sistemas do corpo. As mudanças ocorrem, por exemplo:

  • no sistema nervoso central — resultando em esquecimentos, irritabilidade, depressão, insônia;
  • no aspecto físico — com aumento de depósito de gordura abdominal, perda da massa magra.

Tendo em vista todos esses impactos, a terapia de reposição hormonal torna-se uma grande aliada, compensando essa diminuição hormonal. No entanto, algumas mulheres não podem ou preferem não fazer uso dessa abordagem, escolhendo os fitoterápicos para o climatério.

Dessa maneira, é possível realizar uma modulação hormonal por meio dessas substâncias naturais e alcançar diversos benefícios no alívio dos sintomas. Plantas ricas em fitormônios são as mais utilizadas para regular essa produção e fazer com que a saúde feminina esteja mais equilibrada durante o período.

Opções seguras para tratamento dos sintomas

Se você está em busca de uma alternativa confiável e eficaz para ajudar no controle desses sintomas, os fitoterápicos são uma ótima opção. Eles são produtos naturais, produzidos a partir de plantas medicinais e oferecem uma resposta bastante satisfatória. Confira, a seguir, algumas alternativas seguras.

  • Sálvia: utilizada como tempero ou chá, a sálvia tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias, sendo eficaz no alívio de dores de cabeça comuns no climatério.
  • Ginseng: disponível em forma de chá ou cápsulas, essa opção é conhecida por melhorar a libido, diminuir a secura vaginal, reduzir os fogachos e melhorar a memória e a concentração.
  • Cimicifuga racemosa (Black Cohosh): usada em forma de chá ou cápsulas, essa planta é excelente para o alívio dos fogachos, secura vaginal e ansiedade. É recomendada sua utilização em dias alternados para evitar possíveis efeitos adversos.
  • Wild Yam: consumida tanto em chá quanto cápsulas, essa alternativa atua de maneira semelhante à progesterona, ajudando a acalmar e a reduzir a retenção de líquidos.
  • Pimenteiro Silvestre (Vitex agnus-cactus): essa planta ajuda a regular os níveis de progesterona, além de ser calmante, melhorar a libido e a qualidade do sono.
  • Ginkgo biloba: oferecido em forma de chá ou cápsulas, o Ginkgo biloba tem o potencial de melhorar o fluxo sanguíneo, além de aliviar oscilações de humor, problemas de concentração e sintomas de depressão.
  • Folha de Amoreira: comumente consumida em forma de chá, a folha de amoreira é bastante eficaz no controle dos calores, ressecamento vaginal, irritação, ansiedade e insônia.
  • Sementes de Linhaça: podem ser ingeridas em forma de farinha ou trituradas nos alimentos, proporcionando a reciclagem hormonal, sendo, por isso, muito úteis para mulheres que utilizam hormônios sintéticos.
  • Trevo Vermelho (Trifolium pratense): considerado um dos mais eficazes fitoterápicos para climatério e controle dos fogachos, ele pode ser consumido em forma de chá ou cápsulas. Quando associado à cimicifuga e ao chá de amoreira, torna-se ainda mais eficaz no alívio dos sintomas do climatério.

Fitoterapia isolada ou associada à terapia de reposição hormonal (TRH)

Apesar de todos os pontos positivos das substâncias naturais, vale destacar que elas nunca vão proporcionar todos os benefícios da terapia de reposição hormonal. Mesmo assim, mulheres que optam por seguir apenas com a utilização isolada dos fitoterápicos para o climatério terão uma excelente resposta, principalmente nos casos mais leves.

Por outro lado, quando associados a tratamentos mais elaborados, atuam de forma a diminuir a necessidade de medicamentos. Portanto, a fitoterapia pode ser uma excelente aliada para quem utiliza a abordagem convencional, contribuindo ainda mais para o envelhecimento saudável.

Se você deseja ter mais saúde, disposição e qualidade de vida, comece a considerar essa alternativa natural. Independentemente se faz ou não a reposição hormonal, os tratamentos fitoterápicos para o climatério podem auxiliar com ainda mais alívio para os seus sintomas.

Assine minha newsletter para acompanhar todas as novidades e orientações importantes para o seu bem-estar.