Fique atenta aos fatores de risco dos cânceres de ovário e de mama

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Ginecologia

Fatores de risco são condições que aumentam a probabilidade da pessoa ter o câncer.

Isso não significa que quem tem um ou mais fatores de risco vá ter câncer, nem que quem não se enquadra em nenhum fator não terá. Os fatores apenas aumentas chances daquela determinada pessoa ter o câncer em algum momento da sua vida.

Cada tipo de câncer apresenta fatores de risco diferentes, e estes fatores se tornam mais presentes a partir dos 40 anos.

Câncer de ovário

Para o câncer de ovário, os principais fatores que aumentam o risco são:

Idade: O perigo de desenvolver o câncer de ovário aumenta conforme a idade, porém é raro ser identificado em mulheres abaixo de 40 anos. Geralmente ele aparece posteriormente à menopausa, e um grande número de casos é identificado em mulheres acima de 63 anos de idade.

Obesidade: Há estudos que investigam a relação entre o câncer de ovário e a obesidade, e geralmente as mulheres com um IMC acima de 30 têm maior probabilidade de desenvolver a doença.

Histórico de gestações: Mulheres que engravidaram após os 35 anos têm mais chances de desenvolver este tipo de câncer.

Histórico familiar: O risco aumenta para mulheres que têm parentes de primeiro grau que já desenvolveram o câncer de ovário.

O mesmo vale para parentes de primeiro grau que tiveram câncer de mama e colorretal, pois esses cânceres podem ser provocados por mutações genéticas hereditárias que aumentam o risco do câncer de ovário.

Veja também: sobrepeso associado ao risco de câncer

Câncer de mama

Os principais fatores de risco do câncer de mama são:

Idade: Os riscos de contrair o câncer de mama aumentam muito após os 45 anos, tendo o pico nos 65-70 anos. Aproximadamente 50% das mulheres que desenvolveram câncer de mama têm mais de 50 anos de idade.

Histórico Familiar: Mulheres com parentes de primeiro grau que foram diagnosticados com câncer de mama, têm 1,8 mais chance de desenvolver a doença. Para as que têm dois parentes de primeiro grau como o câncer, essa chance chega a 2,9 vezes maior.

Mulheres com parentes de primeiro grau que tiveram câncer de mama antes dos 40 anos têm 5,7 vezes mais chances de desenvolvê-lo também antes dos 40 anos.

Porém, só 15% das mulheres com câncer de mama apresentam histórico familiar.

Indicado para você: Principais fatores que aumentam o risco de câncer na mulher após os 40 anos

Histórico pessoal de câncer de mama: Mulheres que já desenvolveram o câncer de mama uma vez, possuem 4x mais chances de desenvolver a doença novamente.

Idade do primeiro filho, número de filhos e amamentação: Mulheres que engravidaram pela primeira vez antes dos 20 anos apresentam menos riscos que mulheres que tiveram o primeiro filho com 25 anos, e estas menos riscos que as que engravidaram com 30 anos.

Mulheres a partir de 40 anos que nunca engravidaram são as que mais apresentam riscos, aproximadamente 30% mais chances do que mulheres que já engravidaram. Prevê-se que cada filho diminuiu em 7% os riscos de desenvolver o câncer de mama.

Amamentar reduz os riscos deste tipo de câncer. Prevê-se 4,3% menos chances de desenvolver a doença a cada 12 meses de amamentação.

O câncer é uma doença que deve ser investigada precocemente, e é muito importante que a mulher visite anualmente o ginecologista, principalmente após os 40 anos de idade, para realizar os exames necessários.

Além disso é fundamental que a mulher conheça seu próprio corpo e fique atenta à sintomas que nunca teve, como por exemplo inchaço abdominal, prisão de ventre, dor lombar e sangramentos (câncer de ovário) e desconforto, dores no mamilo e secreção mamilar com sangue (câncer de mama).

Entre em contato com a Dra. Joele e marque uma consulta!