Já pararam para pensar sobre a visita pós-parto na maternidade?
Acredito que todos têm aquela ansiedade para conhecer um bebê que acabou de nascer, o que é perfeitamente normal. Antes de sair correndo, porém, preste atenção em alguns detalhes; assim você não corre o risco de ser inconveniente e atrapalhar esse momento tão íntimo e delicado.
Algumas mamães preferem receber a visita ainda na maternidade, enquanto outras consideram muito cedo, por ainda estarem curtindo o momento e conhecendo bebê ou até por dificuldade de adaptação com o novo membro da família. Em qualquer circunstância, faça o óbvio: pergunte! Se autorizado, ligue antes de aparecer, combinando o melhor horário com a família.
Seguindo a ideia de etiqueta e visita à maternidade, vou dar mais algumas dicas.
O álcool-gel é um item presente e não é frescura nem exagero. Se a mamãe deixou o frasco por ali, ou mesmo que não tenha deixado, é importante que você use, principalmente antes de pegar o bebê. Na visita, não utilize perfumes (o olfato do bebê é muito sensível) e, claro, não vá se estiver doente.
Levar crianças também não é aconselhável: além de poderem fazer muito barulho, elas podem querer pegar o bebê ou até beijá-lo sem parar, deixando os novos pais em desespero e você em uma situação constrangedora.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E atenção: a hora de amamentar é preferencialmente a hora de ir embora ou, ao menos, ausentar-se do local. Algumas mamães se sentem constrangidas e preferem amamentar o bebê sozinhas, de maneira reservada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Levar um presente para o irmão mais velho e não só para o bebê pode ser um gesto diferente e que agrada muito, já que ele acaba sendo “esquecido” e o bebê vira o foco das atenções.⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Outra dica importante é não fazer visitas em horário de almoço ou jantar, assim você evita o compromisso dos anfitriões, que já estarão bastante ocupados com o recém-nascido e com a alimentação deles.
Fonte: Dr Fabiano Serra