Gêmeas: Uma magra e uma gorda.
Fatores relacionados ao estilo de vida, como alimentação e treinamento físico podem controlar e modificar a função dos nossos genes através de complexos mecanismos, como a Epigenética.
As alterações epigenéticas não promovem alterações nas sequências do DNA, mas podem induzir aumento de função ou inibição de algum gene como através de metilações do DNA e acetilação de suas histonas. A epigenética nos revelou que fatores ambientais podem não mudar seu gene, mas mudam a forma como eles se comportam.
Por exemplo, se você tem um gene com predisposição a ganhar peso, porém segue uma dieta adequada e se exercita regularmente, promoverá mudanças que dificultarão a manifestação desse gene. E essas modificações ainda serão transmitidas para seus descendentes!
Já, se tiver um péssimo estilo de vida esse gene tende a se expressar, favorecendo o ganho de peso (e muitos vão querer aqui culpar a tireóide, a depressão, o stress e até a própria…”genética”)!
Com o envelhecimento, há um processo natural de encurtamento do telômero, estrutura dos nossos cromossomos.
O Berlin Aging Study mostrou que indivíduos que se exercitaram regularmente ao longo da vida tiveram efeitos positivos no comprimento do telômero, retardando o envelhecimento.
Elabore intervenções pensando no que você quer ser e não se limitando ao que você é.
Fonte: Dr Eduardo Pastorelli