Endometriose e fertilidade: Já ouviu falar em congelamento de óvulos?

Sabe-se que a endometriose por ser uma doença com componentes inflamatórios, está associada a diminuição da fertilidade.
Quanto mais tempo com a doença em atividade menores serão as chances de gestação. Associado a isso, hoje a mulher já está protelando sua primeira gestação, em grande número de vezes, para depois dos 30 anos. A chance de uma mulher com endometriose não conseguir engravidar a partir dessa idade é bem maior quando comparada a mulheres na mesma faixa etária e sem endometriose. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A sugestão para as mulheres com endometriose congelarem seu oócitos (óvulos) antes dessa idade vem ganhando força e foi muito comentado no Congresso Brasileiro de Ginecologia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vale lembrar que o tipo de endometriose é muito importante, os casos em que os focos são em peritônio e/ou endometriomas (cistos de endometriose nos ovários) são considerados mais relacionados com diminuição da fertilidade quando comparado com outros tipos de endometriose. Mas lembrar que o fator idade é muito relevante também.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Então a sugestão proposta é oferecer congelamento de óvulos antes dos 30 anos, principalmente se as pacientes se encaixam nesses casos. Vale lembrar que mesmo com congelamento não existe a garantia da gestação, apenas aumenta a chance frente a óvulos mais velhos da mesma paciente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fica a dica para quem tem endometriose e não pensa em engravidar ainda, mas tem na maternidade um dos desejos do seu futuro.