É preciso bons hábitos para envelhecer bem. Mas é tão difícil mudar…

Por que mudar hábitos é tão difícil?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sim, mudar hábitos é extremamente difícil. Nosso cérebro não gosta de mudanças. Sempre que algo muda ele tem que ficar prestando atenção, enquanto que quando estamos fazendo coisas que ele já está habituado ele trabalha menos. Isso não significa que ele é preguiçoso, é muito além disso.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nosso cérebro trabalha 24 hs por dia 7 dias por semana. Consome muita energia. Ele é responsável pelo funcionamento de todo corpo. Sempre que ele puder poupar energia ele vai buscar esse caminho. Além disso, ele acredita ser mais seguro manter hábitos, do que resolver fazer coisas diferentes. Isso tem a ver com a evolução da espécie.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os nossos ancestrais que se arriscaram menos, sobreviveram mais e passaram os genes adiante. Os que eram mais corajosos e se arriscavam fazendo coisas não habituais tiveram mais encontros com predadores, morreram antes e assim, passaram menos genes a frente. Somos a maioria descendentes dos medrosos. Falo muito dos hábitos saudáveis pois, sem eles, não temos como envelhecer bem.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Adotar esses hábitos vai dar trabalho, exige atenção e disciplina. Mas sabe-se que quando a motivação para a mudança é por um bem maior fica mais fácil criar e manter esse novo hábito.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como assim?

Exemplo: Emagrecer para o casamento. Até emagrece mas saiu da festa o motivo acabou, adeus mudança de comportamento. Mas e se o emagrecimento for por um motivo mais convincente para o cérebro? Emagrecer pois quero ver meus netos crescerem, brincar com eles, usufruir do meu futuro, tratar doenças e recuperar a saúde além do só ficar “mais bonita”. É preciso convencer o cérebro que vale a pena mudar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ter um propósito, um objetivo maior é muito importante para consolidar as mudanças.