A menopausa acontece na mulher após a sua última menstruação. Isso ocorre geralmente entre os 45 e 60 anos de idade, e gera diversas mudanças no organismo da mulher. Os ovários param de produzir secreções, e por conta disso alguns sintomas podem aparecer, como por exemplo o sentimento de ondas de calor e ressecamento da pele. Por esse motivo, no post de hoje falaremos sobre a importância de suplementar colágeno na menopausa, vamos lá?
Como a menopausa afeta a pele?
Um dos principais efeitos da menopausa na vida de uma mulher é o ressecamento da pele. Isso porque os ovários diminuem a produção de estrogênio, o que afeta a síntese de elastina, que é responsável pela elasticidade da pele, pelo colágeno e firmeza. A pele da mulher perde 30% da elasticidade nos primeiros 5 anos de menopausa, a e após isso, 2% ao ano.
CLIQUE E VEJA: Longevidade saudável X Hormônios
Além disso, a queda na produção dessas substâncias pode fazer com que as glândulas sebáceas produzam oleosidade excessiva, deixando a derme ainda mais seca. A pele também pode ficar mais fina, sendo mais suscetível à marcas de expressão.
Benefícios do colágeno
A rotina de cuidados com a pele deve ser parte da rotina de qualquer pessoa que deseja uma pele bonita, saudável, livre manchas e rugas. E na menopausa essa rotina deve ser ainda mais presente e com alguns cuidados especiais.
Para melhorar o aspecto da pele, é importante consumir alimentos ricos em colágeno, como a gelatina e a geleia de mocotó por exemplo. Também é fundamental o uso de hidratantes com colágeno, vitamina C e elastina, e claro, a suplementação com colágeno hidrolisado. O colágeno é tão importante pois dá sustentação, firmeza e elasticidade à pele.
Veja também: Alimentos a serem evitados por mulheres que querem envelhecer com saúde e energia
A suplementação com o colágeno hidrolisado é importante pois dessa forma o corpo irá melhor absorver esse componente, que é indispensável para a melhor aparência e saúde da derme. O colágeno hidrolisado passa por um processo de segmentação de moléculas, por isso, é mais facilmente absorvido pelo nosso organismo. Essa incrível proteína é responsável pela formação de diversos tecidos no nosso corpo, e por isso pode nos dar uma aparência muito mais rejuvenescida.
Além destes cuidados com a pele, a mulher pode também buscar a ajuda de um profissional capacitado. Este poderá passar um tratamento adequado mais aprofundado e até procedimentos estéticos capazes de melhorar a aparência da derme. Quer melhorar a qualidade e aparência da sua pele? Entre em contato com a Dra. Joele e agende uma consulta.