Do cabelo às unhas dos pés, na menopausa não escapa nada

Como falei em torno de 60 % das mulheres que estão no climatério próximo a menopausa não terão os fogachos (calorões). Mas irão apresentar sintomas da cabeça aos pés sem ter noção que são da falta hormonal. Perda e diminuição da qualidade dos cabelos, diminuição da produção de colágeno, que na pele mostra flacidez e rugas, unhas ficam fracas. Lembrar que cartilagens e ossos tem colágeno, dá estrago lá também! Aparecem ou pioram as doenças osteoarticulares. 

Também teremos diminuição da atividade do sistema imunológico e da proteção cardiovascular onde ocorre o aumento da formação dos depósitos de colesterol nas artérias: Maior risco de infarto e derrames. Diminui também a memória e a velocidade de raciocínio, e quem tem tendência a demência começa a agravar nessa fase. Piora da qualidade do sono que leva a cansaço e aumento do apetite (sim, não dormir engorda!). 

E a função sexual então?! Não podemos esquecer disso: há um ressecamento vaginal que leva muitas vezes a ter dores nas relações e com isso a libido e o desempenho ficam comprometidos. Esse ressecamento acaba levando a maior incidência de infecções urinárias com complicações próprias do quadro. As vezes se brinca (de mal gosto) que a mulher fica Poli-esculhambada, é triste. 

Não deixe chegar a esse ponto. 

Envelhecer é inevitável, mas ficar doente e sofrer com isso é opcional.