Excelente explicação de como o DIU de cobre exerce seu mecanismo de ação como contraceptivo não hormonal por @dracamilaprestes
Ação contraceptiva do Diu de cobre
O Diu de Cobre afeta os gametas ( óvulos e espermatozoides) de várias maneiras. Ele estimula uma importante reação inflamatória, ou respostas ao copro estranho no útero. O Diu de Cobre também afeta a superfície da mucosa uterina tornando-a hostil aos gametas impedindo a fertilização, porém o Diu não previne a ovulação em si. Estas mudanças interferem no deslocamento dos espermatozoides no trato genital e podem danificar estes e o óvulo, tornando quase impossível a fertilização.
O Cobre é continuamente desprendido do Diu sob a forma de íons os quais afetam o metabolismo (reações químicas) das células da camada superficial do endométrio e imobilizar os espermatozoides que precisam de um meio biológico ótimo, do trajeto até o óvulo na trompa de Falópio para que ocorra a fertilização. O Cobre também impede a ascensão dos espermatozoides, os quais recém foram identificados como agentes transportadores de germes. Consequentemente, o provável mecanismo principal de ação do Diu de Cobre é a alteração da atuação ou da sobrevivência dos espermatozoides e do óvulo antes que eles se encontrem, interferindo desta forma no processo reprodutivo antes da fecundação.
O Cobre tem uma longa história de uso clínico como agente anti-infeccioso.
Não são conhecidos os efeitos nocivos do Cobre sobre as células da mucosa a longo prazo!