Desmistificando a Menopausa III

Sintomas iniciais:

A proximidade da menopausa traz uma série de alterações no corpo feminino.

Sintomas VASOMOTORES (calorões, suores) são os mais frequentes e atingem cerca de 60 à 80% das mulheres, são uma onda de calor intenso, principalmente na parte superior do tronco seguidos de suores frios, aumento da frequência cardíaca é também visto durante os fogachos.

Os calorões tendem a desaparecer após 5 anos da menopausa. Alterações no SONO, com maior dificuldade de mantê-lo, e menos frequente a insônia inicial. A diminuição da progesterona parece ser o fator principal nesse sintoma. Com a diminuição dos hormônios, vemos também as alterações nas FUNÇÕES COGNITIVAS. Os estrógenos melhoram o humor e atuam no cérebro para uma boa memória, quando ele começa a faltar aumenta a chance de quadros depressivos, irritabilidade, choro fácil, ansiedade, falta de motivação, energia, esquecimentos e concentração.

Sintomas GENITURINÁRIOS se caracterizam pela atrofia (diminuição da espessura) da mucosa vaginal, aumento no PH e redução da secreção (sabem aquele corrimento que a maioria das mulheres tem durante a vida, que suja a calcinha e quando vai na ginecologista ela diz que é normal? Pois é, ele some! Só que aí faz uma falta danada!!!)

Voltando a explicação: Atrofia causa ressecamento, irritação vaginal, dor nas relações e maior chance de infecções urinárias. Do ponto de vista ESTÉTICO começam a aparecer rugas e flacidez na pele de todo corpo por diminuição da produção de colágeno.Também inicia uma maior dificuldade de perda de peso e, na maioria das mulheres, começa com acúmulo de gordura abdominal e uma perda na massa muscular. Dores ARTICULARES em grandes articulações e musculares são frequentemente referidas.

Acredita-se que nas mulheres sem doenças articulares seja principalmente pela falta do estrogênio que tem um papel anti-inflamatório. Outro sintoma que já observamos nessa fase é a diminuição da LIBIDO.