Desmistificando a Menopausa II

DEFINIÇÃO: O conceito de menopausa surgiu a partir de um artigo publicado em 1816 pelo francês Gardene entitulado “Conselho às mulheres que entram na idade critica” no qual ele criou o termo La ménopausie (pausa mensal, se referindo aos ciclos menstruais normais).
Menopausa é um fenômeno biológico, que ocorre na vida da mulher em função das alterações na estrutura e funcionamento dos ovários decorrentes do envelhecimento e que causam o fim dos ciclos menstruais, é o encerramento da fase reprodutiva.

O termo propriamente dito se refere a última menstruação da vida da mulher. A idade média de ocorrência é 51 anos. Considerada normal entre 40 e 55 anos. Os ovários param de produzir os hormônios femininos estrogênio e progesterona. Ela não é uma doença, mas faz parte do processo de desgaste do corpo que vem com o envelhecimento.

Desde a década de 80 vem sendo vista na medicina como FATOR DE RISCO à integridade da saúde feminina devido as alterações que essa mudança hormonal faz no equilíbrio geral do corpo.

A Menopausa pode ocorrer de maneiras distintas e conforme isso a intensidade e gravidade dos sintomas também variam. Pode ser NATURAL, ou pode ser ARTIFICIAL, sendo esta decorrente de retirada cirúrgica dos ovários, ou por quimioterapia ou radioterapia, ou ainda por medicações que interrompam a função ovariana. 

PRECOCE se isso ocorrer antes dos 40 anos e TARDIA se for após os 55 anos.

Importante saber que uma mulher que não tem útero mas que os ovários ainda funcionam não está na menopausa, apesar de não menstruar. Pelos sintomas ou dosagens hormonais é que poderemos saber se estaria perto da sua última menstruação.