Desmistificando a Menopausa
Com o objetivo de entendimento do que significa, como se manifesta, sintomas precoces e tardios, e no que ela reflete no nosso dia a dia.
Ela não é considerada propriamente uma doença mas é pertinente entender todo processo de mudanças fisiológicas (aquilo que é normal no corpo), hormonais e as consequências diversas e variáveis na vida da mulher. Assim acredito facilitar o entendimento de que é uma fase na vida feminina que exige cuidados especializados e intensivos em várias áreas do funcionamento do corpo feminino. E quanto antes começarmos o acompanhamento melhor será essa transição. Dessa forma quero tentar esclarecer a que me refiro quando falo em tratamento da menopausa e também que esse tratamento não se resume a dar hormônios. É muito mais complexo que isso. E que a famosa “modulação hormonal”, é UMA das opções, mas não a única e nunca deve ser usada de forma isolada. Acredito que o conhecimento e o entendimento do funcionamento ajudará muitas mulheres a decidirem sobre seu próprio corpo e o que querem para si.
A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE fala da menopausa da seguinte forma: “A fase da vida da mulher que cessa a capacidade reprodutiva.Os ovários deixam de funcionar e a produção hormonal diminui. Consequentemente, produzem-se no organismo diversas mudanças fisiológicas, algumas resultantes da função ovariana e de fenômenos a ela relacionados, e outras devido ao processo geral do envelhecimento. Quando se aproxima a menopausa muitas mulheres experimentam certos sintomas desagradáveis e até incapacitantes.”
Fonte: OMS, p01,1996