Como o hábito de praticar atividades físicas reflete na vida da mulher?

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Ginecologia

Você se sente cansada e sem forças antes mesmo de começar o dia?

Pois é, isso pode ser falta de atividades físicas na sua rotina! Quando nos exercitamos com frequência, nosso corpo libera 2 substâncias importantes: a dopamina e a serotonina.

Elas trabalham juntas e ajudam o organismo a gerar aquela sensação de bem estar e prazer.

Além disso, também ajudam a combater e prevenir a depressão, ansiedade e estresse – sintomas comuns durante o climatério.

Alguns estudos que avaliaram fatores que poderiam ser benéficos para a função ovariana mostraram que os exercícios físicos moderados são um fator protetor.

Os ovários funcionam melhor e por mais tempo ou seja, a menopausa demora mais a chegar, em mulheres que praticam esse tipo de atividade física

Leia sobre mulheres na menopausa e o risco de Hipertensão arterial clicando aqui.

O sedentarismo ou exercícios extenuantes como o das atletas de elite, estão relacionados a disfunção e/ou falência ovariano ( menopausa ) em idade inferior quando comparada a amostra de mulheres que tem a prática de exercícios como hábito de vida de longo tempo.

Outro benefício é a perda de peso! As atividades físicas aliadas a uma alimentação balanceada é a melhor receita para ajudar a combater a gordura corporal adquirida nessa fase.

Sim, mudar hábitos é extremamente difícil. Nosso cérebro não gosta de mudanças. Sempre que algo muda ele tem que ficar prestando atenção, enquanto que quando estamos fazendo coisas que ele já está habituado ele trabalha menos.

Isso não significa que ele é preguiçoso, é muito além disso.

Nosso cérebro trabalha 24h por dia 7 dias por semana. Consome muita energia. Ele é responsável pelo funcionamento de todo corpo. Sempre que ele puder poupar energia ele vai buscar esse caminho. 

Além disso, ele acredita ser mais seguro manter hábitos, do que resolver fazer coisas diferentes. Isso tem a ver com a evolução da espécie

Se você tem dificuldades, comece com uma atividade que será prazerosa para você: corrida, caminhada, pilates, dança, yoga…

O importante é mexer o corpo, manter a mente e se cuidar para ter disposição e energia para cumprir as tarefas do dia.

Vamos ter mais qualidade de vida? Agende uma consulta agora mesmo, clique aqui!

Até breve,
Dra. Joele Lerípio.