O tratamento natural para a menopausa é o desejo de muitas mulheres. Isso porque a Terapia de Reposição Hormonal, usualmente indicada para o controle de sinais e sintomas desse período, não é para todas. As ondas de calor, assim como as alterações no sono, na libido e no humor características da menopausa são consideradas desafiadoras e incômodas, gerando perda na qualidade de vida.
Sendo assim, alguns cuidados específicos são necessários para controlar todas essas alterações. Isso pode ser realizado com ou sem o uso de medicamentos ou hormônios. E uma das alternativas é iniciar a modulação hormonal natural. Quer saber como ela funciona e como começar? Continue a leitura!
O que é modulação hormonal natural e seus benefícios para a saúde
A modulação hormonal natural é uma forma de encontrar alívio de diversos sintomas e bem-estar no dia a dia. Embora não seja uma reposição hormonal em si, ela utiliza substâncias como fitoterápicos e suplementos alimentares para amenizar os sintomas do climatério e restaurar o equilíbrio do corpo de forma mais orgânica.
Essa estratégia auxilia em diversos aspectos da vida da mulher, trazendo, por exemplo, redução dos incômodos na parte urogenital e contribuição para a manutenção do sono. Além disso, auxilia a saúde óssea e muscular, previne problemas cardiovasculares, devolve a libido, entre outros efeitos.
Alternativas para conhecer antes de começar o tratamento
Se você está considerando iniciar a modulação hormonal natural, saiba que existem excelentes opções. Plantas como a maca peruana, o Tribulus terrestris e long jack são excelentes para a parte da libido e reposição de massa muscular. Ômega 3, glutamina e butirato são ótimos suplementos para a modulação intestinal.
Além disso, um estudo de derivados vegetais com fitoestrogênios no tratamento de sintomas do climatério, destacou algumas espécies com substâncias interessantes para esse tipo de tratamento. Considerando evidências clínicas, foram avaliadas a eficácia e segurança do extrato de amora, da Cimicifuga racemosa e do Trifolium pratense.
De acordo com o estudo, o consumo de fitoestrógenos encontrados no extrato de amora e no Trifolium pratense está associado a menor incidência de fogachos e osteoporose. A Cimicifuga racemosa, que é conhecida popularmente como erva-de-São-Cristóvão, também contribui para a redução dos fogachos, controle de ansiedade e depressão, melhora do sono, redução de dores de cabeça e vertigem.
Como ter o melhor resultado ao iniciar a modulação hormonal natural
Cada mulher enfrenta o climatério de uma maneira, com sintomas e intensidades diferentes. Por isso, para obter resultados objetivos, o primeiro passo é conversar com seu médico e juntos definirem a melhor abordagem para o seu caso. Outro ponto importante é combinar esse tratamento com as mudanças no estilo de vida, como uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos.
Esses hábitos contribuem para o controle dos sintomas e também fortalecem o organismo e promovem maior resistência às mudanças hormonais. Além disso, algumas práticas complementares podem potencializar os efeitos dos fitoterápicos e suplementos. Técnicas de relaxamento, como yoga, meditação e respiração profunda, auxiliam no controle do estresse e da ansiedade, fatores que impactam nos sintomas do climatério.
Seguir essas orientações ao iniciar a modulação hormonal natural ajuda a promover uma transição mais equilibrada e saudável durante o climatério. Para mais informações importantes como essa, acompanhe meus perfis no Instagram, Facebook e Youtube.