No momento, você está visualizando Como fica a função sexual após a menopausa precoce?

Como fica a função sexual após a menopausa precoce?

A menopausa pode ser um grande desafio para as mulheres, ainda mais quando ela acontece antes do previsto. 


Chamamos de menopausa precoce quando a falência dos ovários ocorre em mulheres abaixo dos 40 anos de idade.

Mas isso significaria o fim da vida sexual em uma mulher tão jovem? 


A verdade é que a menopausa não é atestado de morte da vida sexual de qualquer mulher em qualquer idade.


Confira esse texto até o final e saiba tudo sobre o assunto. 


Entenda a menopausa: 


Antes de mais nada, tenha em mente que climatério e menopausa são momentos diferentes, por mais que nos referimos aos dois no mesmo contexto, a menopausa é uma parte do climatério.


O climatério é a fase de transição do período reprodutivo para o não reprodutivo. Já a menopausa é simplesmente o nome da última menstruação da vida da mulher.


Por isso, existe climatério pré-menopausa (em torno de 5 anos antes) e pós-menopausa (o resto da vida da mulher). 


A menopausa é o período em que a menstruação cessa por completo e é definida clinicamente como a ausência de períodos menstruais por 12 meses consecutivos. Ela acontece, basicamente, porque os nossos folículos (futuros óvulos) acabam.


Como fica a função sexual após a menopausa precoce? 


Apesar de seus sintomas e da sua influência, principalmente na libido e na lubrificação, hoje contamos com uma série de tratamentos que devolvem a qualidade de vida da mulher na menopausa, inclusive na sua vida sexual.


Ressecamento vaginal e menopausa 


O ressecamento vaginal é um problema que pode acometer mulheres de qualquer idade e por inúmeros fatores que podem ser físicos e/ou psicológicos. Na menopausa eles ocorrem com mais frequência.


Isso porque os grandes responsáveis por manter essa lubrificação, nossos hormônios estrogênios, sofrem grandes alterações no organismo, causando a secura vaginal. 


Entre os sintomas, podemos destacar a dor durante a penetração, sensação de ardor e ausência do corrimento vaginal. 


A secura vaginal não atesta o fim da sua vida sexual: lubrificantes íntimos, géis, pomadas, laser.. tem muita tecnologia à sua disposição para amenizar o problema.


Diminuição do libido e menopausa 


Disfunções sexuais nos climatério são comuns e afetam 25 a 40 % das mulheres, com a perda do desejo (libido) como o sintoma mais frequente. 


A redução do desejo sexual geralmente é causada pela diminuição dos níveis do hormônio estrogênio, que podem resultar na redução do fluxo sanguíneo para a vagina, o que afeta a lubrificação vaginal, como citei anteriormente, e a excitação geral. 


Então o sexo se torna desconfortável ou até doloroso. A saúde mental também influencia, e muito, na libido.


Durante a pós menopausa a flutuação dos níveis hormonais também pode afetar a saúde mental da mulher, o que, por sua vez, pode causar uma diminuição em sua libido. 


Ah, e claro, o clima em casa também influencia: marido, casamento desgastado, filhos, estresse no trabalho… tudo pode ajudar a deixar a sua libido lá embaixo


Sexo é vida e saúde, não desista dele só porque a menopausa deu as caras.


Converse com sua médica especializada em menopausa que, sem dúvidas, vai te indicar um tratamento individualizado e com resultados incríveis


Para continuar recebendo conteúdos como esse, me acompanhe nas redes sociais.