Coitada da Genética…. Ainda que recebamos os genes dos nossos pais, entretanto, são substâncias que integram e sustentam as moléculas de DNA que definem como eles vão de expressar. Isto é, se vamos ou não apresentar determinadas características ao nascer.
O estilo de vida das pessoas é mais determinante para criar atividades genéticas boas ou ruins. O que expressamos é só 25% culpa da genética. Assim as ações de nossos genes podem SIM ser modificadas por qualquer experiência ao longo da vida. As escolhas do dia-a-dia colocam substâncias boas ou substâncias ruins a modificar a expressão de um gene. (A tal já falada em outro post: Epigenética.)
Por isso, gêmeos idênticos, que tem os genes todos iguais, mostram quando adultos expressões genéticas tão diferentes. Um pode ter câncer, o outro não, um pode ter diabete, ser obeso, ter hipertensão e o outro se manter magro e saudável. De nada adianta culpar os pais pelos genes ruins! Com isso estou dando uma ótima notícia: somos nós que decidimos e somos responsáveis por nossa saúde. Isso não é um alívio? Terrível para mim é não ter escolha. Então vamos trabalhar a nosso favor, tendo boas escolhas, boas ações. Uma boa escolha para começar, é colocar um hábito bom mesmo antes de tirar um hábito ruim. Não está pronto para mudar alimentação, acrescente uma verdura no prato mesmo sem tirar nada do resto (e coma). Não tem tempo para exercícios, tente subir escadas ao invés de usar elevador (mora no 9° andar? Sobe até o 3° e pega elevador lá). Gosta de mexer no celular? Continue, mas as vezes ligue para um amigo entre mensagens do whats, essa interação faz bem.
E uma vez ao ano faça uma consulta médica de prevenção, pois ficar doente gasta muito tempo e dinheiro, invista na saúde.