Em algumas mulheres, a menopausa pode estar associada a uma variedade de emoções, tanto positivas quanto negativas.
Quando chega esta época, algumas mulheres sentem alegria, alívio e relaxamento, pois não precisam mais se preocupar com a menstruação ou em usar métodos contraceptivos. Na verdade, muitas mulheres relatam estar mais felizes após a menopausa do que antes.
Para outras mulheres, entretanto, as rápidas flutuações hormonais e as mudanças físicas associadas à menopausa podem levar a alterações de humor, ansiedade, irritabilidade, sentimentos de tristeza, dificuldades de memória e concentração e até depressão.
As mulheres têm maior risco de desenvolver sintomas depressivos significativos após entrarem na menopausa, mesmo que não tenham histórico de depressão. E é sobre como ligar com as emoções na menopausa que trato no artigo. Confira!
Gerenciando emoções relacionadas à menopausa
Suas emoções relacionadas à menopausa podem variar de leves alterações de humor a depressão severa. A ansiedade pode fazer você se sentir preocupada, nervosa ou em pânico.
Muitos sintomas emocionais leves da menopausa podem ser controlados por meio de mudanças no estilo de vida, como encontrar maneiras de relaxar e reduzir o estresse.
As mulheres também encontram alívio para os sintomas da menopausa por meio de terapias complementares e alternativas, como:
- Exercícios
- Uma dieta saudável
- Ioga
- Exercícios de respiração
Há algumas evidências de que a terapia de reposição hormonal (TRH), que é usada para tratar uma variedade de sintomas físicos da menopausa, também pode ajudar a aliviar a depressão e/ou ansiedade associadas à menopausa. Mas nem todos os estudos concluem que isso seja verdade.
Algumas pesquisas indicam que o estrogênio melhora a depressão para mulheres na transição para a menopausa (períodos menstruais irregulares). Mas não para mulheres na pós-menopausa (12 meses ou mais após o último período menstrual).
Quando procurar ajuda para suas emoções
Felizmente, os altos e baixos emocionais que podem acompanhar a menopausa geralmente desaparecem com o tempo. Mudanças relacionadas à menopausa são ‘normais’ e geralmente temporárias. Mas as mudanças de humor relacionadas à menopausa podem ser um problema para algumas mulheres.
Sentir-se deprimida ou triste na maior parte do dia, quase todos os dias, por mais de duas semanas, sugere depressão. Neste caso, se você está deprimida, sua tristeza pode vir acompanhada de outros sintomas, como problemas de sono, alterações do apetite, dores e incômodos físicos, dificuldade de concentração, fadiga e falta de interesse.
Quando isso acontece, o recomendado é que você busque ajuda médica, converse com ele sobre suas emoções se elas persistirem, interferirem em sua vida ou relacionamentos, ou se agravarem.
Além disso, se você está deprimido ou ansioso, algumas terapias podem ajudar a aliviar seus sintomas. E para depressão ou ansiedade moderada a grave, os medicamentos podem ajudar.
Portanto, saber lidar com as emoções da menopausa é um caminho inevitável para o qual você está caminhando. E como dissemos, elas podem ser boas, ou então necessitarem de auxílio para serem superadas. E caso precise de ajuda para entender e superar mais facilmente este momento, entre em contato. Estou aqui para lhe ajudar!
Um beijo e até a próxima!
Dra Joele Leripio