Alimentos que gestantes não devem consumir

A estratégia alimentar de cada gestante irá variar conforme seu caso individual, porém existem alguns alimentos que eu realmente não recomendo em consultório para minhas gestantes:
Vinho, bebidas alcoólicas, em hipótese alguma. O álcool afeta diretamente a arquitetura cerebral do feto (que ainda é bem imatura), seu fígado, além do funcionamento da glândula tireoide da mãe, que regula todo o desenvolvimento do bebê! Há inúmeras comprovações científicas contraindicando qualquer dose de álcool na gestação (Academia Americana de Pediatria, 2015).
Alimentos processados, embutidos, refrigerantes, etc. Na verdade não são saudáveis para ninguém, mas especialmente durante a gravidez, na qual a mãe e o bebê precisam é de uma alimentação que contenha todos os nutrientes e vitaminas essenciais, e não excessos de açúcar, químicos e sódio! .
O café deve ser EVITADO ao máximo, caso vá consumir, que o faça na menor quantidade, se filtrado, o mais ralo possível. Não recomendo cafés expressos tipo cápsula pelo risco de contaminação de Bisfenol-A e alumínio. 
Carnes cruas ou mal passadas em geral. Por ser um carne CRUA, há possibilidade de contaminação e DIFICULDADE em se ter certeza de sua boa procedência e manuseio adequado. O molho Shoyu (comum) também se trata de um produto repleto de sódio, corante e outros aditivos como o glutamato monossódico, o que não é interessante para nenhum de nós! 
Ainda sobre SEGURANÇA ALIMENTAR, o mesmo vale para QUEIJOS CRUS, que não sejam feitos a partir de leite pasteurizado. Não indico! 
Por esses motivos, gosto de trabalhar em equipe multidisciplinar, na qual uma nutricionista é indispensável. 

Fonte: Andreia Friques