A partir dos 35 a 40 anos a mulher inicia uma fase chamada de CLIMATÉRIO. É o nome da fase de transição entre período reprodutivo para o período não reprodutivo. Aí também se entende porque sempre se fala para engravidar até os 35 no máximo até os 40 ou depois será mais difícil.
O climatério é uma fase longa que pode chegar até os 65 anos, quando somos consideradas idosas. MENOPAUSA é o nome da última menstruação, que é usado de forma leiga para caracterizar a fase mais crítica do climatério, os anos perto desta última menstruação. Ela acontece em média entre 48 e 52 anos. Sendo assim o CLIMATÉRIO é dividido em pré e pós MENOPAUSA.
Nesses anos críticos é que a mulher começa a sentir os sintomas de forma mais intensa. Os mais incômodos são os fogachos e as alterações de humor. Mas existem muitos sinais e outros sintomas relacionados a essa turbulência hormonal que são confundidos com cansaço, stress, envelhecimento e por aí vai… E, às vezes, as pacientes não procuram ajuda por acharem que se não tem calorão não tem a ver com menopausa. Uma pena pois temos muito a fazer para viver de forma plena nessa fase da vida.
Aos poucos vou esclarecendo e alertando sobre eles.