No momento, você está visualizando Distúrbios do sono na menopausa são comuns?

Distúrbios do sono na menopausa são comuns?

Nos últimos anos foram realizados inúmeros estudos sobre a incidência e gravidade dos sintomas da menopausa. Além disso, também foram estudados quais dos sintomas sentidos no período do climatério são efetivamente provocados pela alteração hormonal.

Como venho apresentando, os sintomas da menopausa excedem os vasomotores e vulvovaginais. Recentemente, estudos comprovaram que a menopausa influencia na saúde do sono da mulher.

Quer saber como a menopausa interfere no seu sono? Então é só seguir a leitura desse artigo que preparei para você.

O que é a menopausa?

A cada ano cerca de 1,5 milhão de mulheres experimentam a transição do climatério e menopausa. Destas, sabemos que a grande maioria sofre com os sintomas que a alteração hormonal provoca. 

Para que você entenda melhor, eu explico:

Por vezes nos referimos à menopausa erroneamente. Não vejo problema em, ao falar, impormos a palavra menopausa, até porque facilita a compreensão sobre o assunto. 

Na verdade, o período que antecede e é posterior à menopausa chamamos de climatério. Em suma, o climatério é a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo e se divide em pré e pós-menopausa.

Já a menopausa em si é a última menstruação da mulher e é marcada pela inexistência de períodos menstruais por 12 meses seguidos. O que ocorre quando os nossos folículos ovarianos acabam.

Enfim, é durante a menopausa que nós estamos mais propensas a desenvolver doenças como osteoporose, diabetes, alzheimer, entre outros. 

Em outro artigo do meu Blog falo sobre essas doenças relacionadas ao DHEA e à menopausa. Para saber mais, é só clicar aqui

Como fica a saúde do sono na menopausa?

Como se já não bastasse o envelhecimento atuando fortemente sobre a nossa qualidade do sono, a menopausa interfere também nesse quesito.

Durante o nosso envelhecimento, aquela vontade de dormir por horas seguidas, infelizmente, fica só no pensamento. Nesse período, os sintomas da menopausa influenciam e prejudicam ainda mais o nosso sono.

Com o passar dos anos as mulheres relatam até duas vezes mais dificuldade para dormir que os homens. Ainda mais se estiverem no período pré-menstrual. E desses relatos, 50% das mulheres apontam distúrbios do sono na peri e pós-menopausa.

A origem dos distúrbios podem auxiliar no tratamento adequado do quadro clínico. Muitas vezes o nosso mau hábito de higiene do sono e alterações de humor influenciam ainda mais para os problemas relacionados à saúde do sono.

Como resultado de um estudo recente da Study of Women’s Health Across the World (SWAN), verificou-se que 20% das mulheres têm apneia do sono clinicamente significativa e 8% apresenta movimentos periódicos involuntários das pernas durante o sono

Existe tratamento para distúrbios do sono na menopausa?

Sim, posso dizer que existem tratamentos passíveis de amenizar os distúrbios e melhorar a saúde do sono da mulher.

Para mulheres que despertam em período noturno devido à sudorese, os suores e alteração da temperatura corporal, indicamos a terapia hormonal. Assim como para mulheres que,  tanto na pré como na pós-menopausa, apresentam dificuldade em manter o sono devido a sintomas vasomotores.

Para quem tem apneia do sono, comumente o tratamento é feito com dispositivos de pressão positiva contínua nas vias aéreas. Mas para quem sofre de insônia, deve ser consultado pela revisão clínica de Buysse.

Do mesmo modo, mulheres com transtornos de humor, como ansiedade e depressão, tendem a manifestar dificuldade para adormecer ou acordar.

Para você entender um pouco mais acerca da relação entre a menopausa e os índices de estradiol e a depressão, eu preparei o vídeo abaixo! ?

Por fim, se você quiser saber mais sobre climatério e menopausa e os efeitos que esse período traz para o nosso corpo, clique na imagem abaixo e baixe gratuitamente o meu E-book: QUAIS OS EFEITOS DA MENOPAUSA NO CORPO?

Até a próxima,

Joele Lerípio.